
04/12/2025 às 16:15
Um procedimento inédito envolvendo biópsia guiada e drenagem hepática foi realizado, nessa quarta-feira (3), na Hemodinâmica de Campina Grande, que funciona no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes e é gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). A intervenção, realizada por meio do Programa Paraíba Contra o Câncer, atendeu a paciente Josivalda Maria do Vale, 49 anos, residente de Campina Grande, diagnosticada com câncer no fígado.
O Paraíba Contra o Câncer é um programa criado pelo Governo da Paraíba que visa agilizar o diagnóstico e tratamento do câncer, começando na atenção primária e utilizando a teleoncologia para consultas especializadas. O processo envolve o encaminhamento de pacientes com suspeita de câncer para o programa, no qual enfermeiros navegadores auxiliam na organização do cuidado e no agendamento de exames e consultas. O objetivo é iniciar o tratamento de forma mais rápida e próxima da residência do paciente.
O cirurgião vascular e radiologista intervencionista do Programa Paraíba Contra o Câncer Idalecio Fonseca foi um dos médicos responsáveis pelo procedimento. Junto com o colega Mateus Vieira, também cirurgião vascular e radiologista do Programa, ele conduziu a intervenção na paciente, que deu entrada na Hemodinâmica devido a uma lesão no fígado que estava crescendo e bloqueando a passagem da bile, líquido produzido pelo órgão para auxiliar na digestão.
O procedimento contou com toda a infraestrutura, materiais médicos, medicações e profissionais de enfermagem e radiologia da PB Saúde, garantindo segurança e precisão durante a intervenção. Concluído por volta das 21h, restabeleceu o fluxo adequado da bile, proporcionando alívio dos sintomas e contribuindo para o tratamento da paciente.
“Essa bile estava acumulando no fígado, o que poderia trazer várias complicações, inclusive cirrose. Por isso realizamos a drenagem de forma minimamente invasiva, tratando o lado esquerdo e o direito, que é considerado o padrão-ouro para esse tipo de caso. O procedimento ajuda a aliviar os sintomas e minimizar riscos, trazendo mais segurança para a paciente que já enfrenta um câncer no fígado”, explicou Idalecio Fonseca.
Após a intervenção, ela permaneceu na UTI da Hemodinâmica para monitoramento da equipe multiprofissional. Segundo o coordenador assistencial da Hemodinâmica de Campina Grande, Rafael Heleno, a paciente permaneceu estável após a intervenção, apresentando-se consciente, orientada e colaborativa. O gestor informou que a alta está prevista para o final da tarde desta quinta-feira (4), já com todas as orientações necessárias para o retorno ao lar.
Rafael destacou que o serviço de hemodinâmica de Campina Grande conta com um angiógrafo que produz imagens em tempo real, permitindo a realização segura de procedimentos guiados por imagem, como a biópsia e a drenagem hepática. Segundo o gestor, a estrutura disponível fortalece a capacidade do serviço em atender casos mais complexos e evidencia o papel da PB Saúde na gestão do equipamento, utilizado diariamente no atendimento aos usuários do SUS.
O superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, ressaltou a importância do procedimento para o atendimento oncológico no estado. “Essa ação reforça o compromisso da saúde pública do nosso Estado de ampliar o acesso a tratamentos modernos no cuidado oncológico, garantindo diagnóstico ágil, e aumentando significativamente as chances de cura desses pacientes”, afirmou o gestor.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera