03/12/2025 às 12:14
Vice-prefeito de Marizópolis, Jeferson Vieira ‧ Foto: reporterpb
Continua repercutindo a entrevista do vice-prefeito de Marizópolis, Jefferson Vieira, ao REPORTERPB no Rádio.
Durante a conversa, ele fez diversas críticas à gestão municipal e comentou um pronunciamento recente do vereador de oposição, Carlos José, na Câmara Municipal, sobre uma investigação que estaria apurando supostas “manipulações nos números do IDEB” para captar recursos federais — algo que configuraria crime, caso seja comprovada a mencionada “maquiagem” na Educação.
Segundo Jefferson, “Alfabetização na Idade Certa tem sido uma muleta desta gestão”. Ele afirmou ainda que a educação de Marizópolis se encontra “toda travada, paralisada, cujo cano de escape é a Alfabetização na Idade Certa”, destacando que todas as premiações e referências da educação do município estariam concentradas nesse programa.
O vice-prefeito relatou que chegou uma denúncia ao vereador Carlos José apontando uma suposta “manobra na antevéspera das avaliações, onde são desmatriculados alunos do ensino regular — alunos com algum grau de dificuldade — e alunos matriculados no EJA do Assentamento Juazeiro. Após a avaliação, eles são rematriculados no ensino regular”, revelou.
Ainda conforme Jefferson, essa prática teria como finalidade “subir, ou elevar as notas das provas do CIABE, SAEB e do IDEB. Se isso for verdade, e chegar à Justiça, é muito grave, porque tudo gira em torno dessa nota. Porque os valores que vêm para Marizópolis giram em torno dessas notas”.
Com tom de preocupação, o vice-prefeito afirmou que o caso é mais grave do que parece, caso a denúncia seja confirmada. Ele ressaltou: “A avaliação de como anda a educação de Marizópolis passa por essa nota. Porque, se você pega o IDEB dos anos iniciais da Grande Sousa, Marizópolis é a antepenúltima. Se você tira do cálculo do IDEB a taxa de aprovação, Marizópolis tem 100%. Nenhum aluno nunca ficou reprovado na gestão do atual prefeito.”
Jefferson continuou explicando que essa taxa de aprovação de 100% não reflete o desempenho real: “Quando vai para a avaliação, Marizópolis cai para a penúltima das nove cidades da Grande Sousa nos anos iniciais. Nos anos finais, está no meio da tabela, em 5º lugar. Então o IDEB dos anos iniciais e finais estão nessas condições, e o que ressaltou para Marizópolis foi a Alfabetização na Idade Certa.”
Encerrando suas declarações, o vice-prefeito afirmou que, “se a alfabetização de Marizópolis está passando por essas coisas, aí Marizópolis tem muito o que rever, porque são muitos milhões e milhões na educação, e eles precisariam estar entregando um resultado diferente deste”.
Até o momento, a Secretaria de Educação do Município não se pronunciou sobre o tema.
Por Pereira Júnior

Para ler no celular, basta apontar a câmera




