Sousa/PB -
Agosto Dourado

Governo abre campanha de incentivo e promoção ao aleitamento materno

Este ano, a campanha tem como tema "Priorize a Amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis".

Por Redação do Reporterpb

11/08/2025 às 20:29

Imagem Governo abre campanha de incentivo e promoção ao aleitamento materno

Governo abre campanha de incentivo e promoção ao aleitamento materno ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde, da Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano e do Hospital da Mulher D. Creuza Pires, realizou, na manhã desta segunda-feira (11), a solenidade de abertura da campanha Agosto Dourado, mês de incentivo e promoção do aleitamento materno. O evento aconteceu no auditório da unidade e contou com a participação de profissionais da saúde, gestores e da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB). Este ano, a campanha tem como tema "Priorize a Amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis". 

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde, Izabel Sarmento, a cerimônia marca o início de uma programação voltada à qualificação profissional e da Rede de Banco de Leite, sensibilização da população e conscientização nas unidades de saúde. “Durante todo o mês, estaremos promovendo workshop, doações de potes, palestras, webnários e encontros para fortalecer ainda mais o incentivo ao aleitamento materno. É o momento de chamarmos a atenção da nossa rede, profissionais e usuários, para o quanto que a amamentação é crucial para o desenvolvimento da criança. Por isso que estamos aqui hoje com toda a rede articulada e integrada, visando alcançar bons resultados no apoio à amamentação e na arrecadação de leite humano”, explicou.

Além da promoção à amamentação, a campanha também reforça a importância da doação de leite materno para os bancos de leites, tendo em vista que muitos recém-nascidos necessitam do alimento durante a internação nas Unidades Intensivas (UTI). O leite doado ajuda na nutrição dos bebês e ainda é capaz de proteger as crianças de várias doenças. 

Para a diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, com as doações de leite é possível melhorar o tratamento e atender as necessidades dos bebês que se encontram nas UTIs. “Essas doações são indispensáveis para a recuperação dos recém-nascidos, já que um litro de leite doado é capaz de atender até 10 bebês recém-nascidos. E é por isso que estamos intensificando ainda mais o cuidado maternoinfantil, agora, com o Hospital da Mulher, nos será possível expandir o atendimento especializado e garantir uma estrutura para melhor acolher mulheres e crianças”, pontuou. 

Atualmente, a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano é a segunda maior rede do Nordeste e é composta por seis Bancos de Leite Humano em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, além de 20 Postos de Coleta de Leite Humano localizados em João Pessoa, Mamanguape, Campina Grande, Monteiro, Santa Luzia, Piancó, Pombal, Sousa, Catolé do Rocha e São José de Piranhas. A média de coleta de leite humano doado, por ano, é em torno de 8 mil litros, por 6.480 mulheres doadoras, sendo distribuídos mais de 5.400 litros de leite humano pasteurizado para 9 mil bebês internos em hospitais.

A diretora-geral do Hospital da Mulher D. Creuza Pires, Marcela Tárcia, destacou trabalho multiprofissional que é realizado com as gestantes na unidade. “Aqui nós temos uma equipe com enfermeiros, fonoaudiólogos e entre outros profissionais, que são comprometidos com o apoio à amamentação. Fazemos esse incentivo desde a chegada da gestante até o fim da sua estadia na unidade. E esse acompanhamento não feito apenas com as mamães, mas também com a rede de apoio, envolvemos toda a família para que, ao longo do processo, essa amamentação dê frutos e seja prolongada até os dois anos de idade da criança”, reforçou a gestora. 

Na ocasião, foi renovado o selo de qualidade da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, concedido ao Hospital da Mulher D. Creuza Pires, para o triênio 2025-2027. A habilitação reconhece as unidades com melhores índices de implementação de práticas que beneficiam a saúde das mães e dos bebês. O certificado atesta o cumprimento de critérios estabelecidos para a qualidade e a humanização do atendimento durante todas as etapas da gestação, parto, nascimento e período neonatal precoce.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.