
24/11/2025 às 15:44
O presidente Lula afirmou que o Brasil vai exigir que países que quiserem explorar minerais críticos em território nacional instalem indústrias no país. Ele falou a empresários em Maputo, capital de Moçambique, onde realiza visita oficial nesta segunda-feira (24).

Os minerais críticos são fundamentais para indústria de tecnologia e transição energética, por isso muito visados para produção de baterias e semicondutores. Entre eles, elementos como lítio, cobalto e terras raras.
Lula ressaltou que o Brasil não pretende ser apenas exportador dessas matérias-primas:
“Nós não vamos ser exportadores dos minerais críticos. Se quiser, vai ter que industrializar o nosso país para que nosso país possa ganhar esse dinheiro.”
Assim como fez na cúpula do G20, na África do Sul, Lula voltou a defender que os países com grandes reservas desses minerais definam o modo de exploração de forma soberana.
“Nós já temos um século de experiência. A gente não tem porque acreditar mais. Ou nós aproveitamos essas riquezas que Deus nos deu e fazemos disso uma riqueza para o nosso povo, ou nós vamos ver os países de sempre cavarem buraco no nosso país, levar o nosso minério e a gente ficar com a fome e com a pobreza.”
Nessa visita oficial, os dois países assinaram nove acordos de cooperação em várias áreas, como pesquisa, agricultura, capacitação diplomática, microempresas, educação e saúde.
O presidente Lula ainda recebeu o título de doutor Honoris Causa da Universidade Pedagógica de Maputo.
1:32Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera