Sousa/PB -

Extras

Semana Nacional do Doador de Sangue terá diversas ações em todo o país

Rádio Agência

24/11/2025 às 16:45

Tamanho da Fonte

Perto de completar 100 doações, o piauiense Sidney dos Santos escolheu fazer da doação de sangue um compromisso social. Desde 1995, ele é um dos doadores fieis do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, responsável pelo abastecimento de toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada do estado.

"Eu me sinto bem doando sangue, e eu também penso no próximo, não é? Porque a gente ajuda muita gente que a gente nem conhece, e a pessoa está recebendo o sangue da gente. Isso é muito importante”, enfatiza.

De acordo com o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular, número um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde e bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

Semana Nacional do Doador

Para esclarecer sobre a importância e incentivar o cadastro de novos doadores, secretarias de Saúde e bancos de sangue de todo o país realizam, durante os próximos dias, várias ações dentro da Semana Nacional do Doador. No Recife, o Hemocentro realizará a entrega simbólica de placas a 120 doadores homenageados que alcançaram 25, 50 e 100 doações, nesta terça-feira (25), quando é celebrado o Dia Nacional do Doador. Já no Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado, com sede em Fortaleza, e as unidades regionais do interior realizam, até o próximo domingo (30), a campanha “Doe sangue e complete a história de alguém”, com uma programação especial para receber os voluntários.

A diretora-geral do hemocentro cearense, a médica Luany Mesquita, fala da importância da conscientização da sociedade sobre o papel do doador e a reforça a necessidade de os bancos de sangue manterem seus estoques estáveis, porque, a qualquer momento, podem ter sua demanda alterada em relação ao número de pacientes que precisam de transfusão.

“Durante o fim do ano, nós, normalmente, temos um aumento da demanda de atendimento nos hospitais, com o consequente aumento das necessidades de transfusão de sangue, e, muitas vezes, o número de doações reduz, porque as pessoas estão envolvidas com as festividades. Então, é importante reforçar que a gente precisa manter a doação de forma estável durante todo ano e, especialmente, nesse período de fim do ano.”

Orientações

Para receber os doadores, em todo o Brasil há 32 hemocentros coordenadores, 368 regionais, mais de 1,4 mil agências transfusionais e núcleos de hemoterapia para receber o material. Nos sites dos hemocentros de todo país e também do Ministério da Saúde é possível saber todos os pré-requisitos e orientações para ser um doador.

2:54

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera