Sousa/PB -

Extras

Mais de 87 mil áreas no país têm aglomerado permanente de habitantes

Rádio Agência

24/11/2025 às 16:52

Tamanho da Fonte

Mais de 87 mil áreas no Brasil possuem um aglomerado permanente de habitantes. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24), em pesquisa recente do IBGE.

O estudo pertence ao Censo 2022, conduzido pelo IBGE, que atualizou as informações sobre os aglomerados habitacionais. Segundo o instituto, o número de localidades aumentou quase 4 vezes em relação ao último Censo, divulgado em 2010, que registrou mais de 21 mil localidades.

Entre os lugares considerados estão cidades, vilas, núcleos urbanos, povoados, lugarejos, núcleos rurais, localidades indígenas e também quilombolas, além de agrovilas dos projetos de assentamento.

Para fazer a pesquisa mais detalhada, foram aprimoradas tecnologias de mapeamento e metodologias de identificação. Segundo o IBGE, o aumento do número de localidades se deve justamente por esta questão técnica.

Além dos limites político-administrativos, o estudo leva em conta como as pessoas vivem, usam e nomeiam os lugares.

Diferenças entre regiões

Os dados mostram diferenças marcantes entre as regiões brasileiras, com o Sul e o Sudeste concentrando mais localidades em situação urbana, isto é, classificadas como cidades, vilas ou núcleos urbanos.

Enquanto que Norte e Nordeste concentram os maiores números absolutos de povoados e lugarejos. Ambas as regiões também se destacam com os maiores quantitativos de localidades indígenas e quilombolas.

Por falar nessas áreas, o Brasil possui mais de 8,4 mil localidades quilombolas e cerca de 8,5 mil territórios indígenas

*Sob supervisão de Leila Santos e com informações da Agência Brasil.

1:54

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera