
24/11/2025 às 18:24
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade do Governo do Estado administrada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), encerrou o fim de semana com 36 cirurgias realizadas no Centro Cirúrgico e 383 atendimentos à população entre os setores de Urgência e Maternidade, no período das 19h de sexta-feira (21) às 7h desta segunda-feira (24).
Ao longo dos três dias, o Centro Cirúrgico registrou 25 procedimentos eletivos — 11 de Cirurgia Geral, dois de Cirurgia Vascular, sete de Urologia e cinco de Proctologia — além de 11 cirurgias de urgência, sendo oito realizadas pela equipe de Cirurgia Geral e três pela Ginecologia. As ações do Programa Opera Paraíba também marcaram o fim de semana: no sábado (22), foram realizados 14 procedimentos, enquanto no domingo (23) outras cinco cirurgias foram concluídas, com destaque para Cirurgia Geral, Urologia e Proctologia.
No setor de Urgência, 309 pacientes foram atendidos por equipes de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia. A maior parte dos casos foi classificada como de baixo risco, reforçando o papel do hospital como porta de assistência contínua à população. Ao todo, 197 atendimentos foram classificados como não urgentes e 112 como urgentes.
A Maternidade registrou 74 atendimentos entre sexta e domingo. Na sexta-feira (21), foram 28 atendimentos e seis internações; no sábado (22), 22 atendimentos e quatro internações; e no domingo (23), 24 atendimentos e quatro internações. Nos indicadores de admissões do fim de semana, foram contabilizados 8 partos normais e 4 cesáreas, sem registros de curetagens ou cirurgias eletivas no setor.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera