
19/11/2025 às 20:35
A Farmácia Especializada de Campina Grande, que faz parte da rede do Governo da Paraíba, oficializou na manhã desta quarta-feira (19) mais uma ação que garante a entrega de medicamentos no próprio município dos usuários, diminuindo a necessidade de deslocamentos. A iniciativa beneficia diretamente cerca de 700 pacientes da cidade de Queimadas previamente cadastrados para o recebimento das medicações.
A iniciativa foi pensada para facilitar a rotina dos usuários e está alinhada ao processo de expansão da Regionalização da Saúde. De acordo com o secretário de estado da Saúde, Ari Reis, o esforço do Governo, junto com as parcerias com os municípios fortalece a assistência para a população.
“Agora o acesso à medicação se dá de forma mais célere e acessível aos pacientes de Queimadas, evitando deslocamentos e a interrupção ou atraso do tratamento, em virtude da distância. Esse é mais um compromisso assumido pelo Governo da Paraíba, que vem se cumprindo com a regionalização dos serviços de saúde”, explicou.
Na ocasião, a coordenadora da Farmácia Especializada, Priscila Freire, exemplificou as dificuldades enfrentadas pelos usuários e como esta iniciativa vai trazer mais comodidade à população. “Essa iniciativa foi pensada para facilitar a vida dos usuários, que muitas vezes chegavam na Farmácia ainda de madrugada para pegarem seus medicamentos. Então, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, nós estamos facilitando a vida dessas pessoas. Agora a medicação passa a ser distribuída pela própria secretaria de saúde da cidade, de acordo com o cadastro já realizado,” detalhou.
A prefeita de Queimadas, Delúsia Barros, também destacou a importância da ação. “Hoje é um dia histórico, pois trazer o Cedmex para Queimadas era um sonho para todos nós. Agora nossos pacientes têm o privilégio de receber seus medicamentos perto de casa. Isso é dignidade e humanização,” pontuou.
A dona de casa Maria José Bezerra, de 64 anos, mora na zona rural de Queimadas e usa p medicamento Forxiga regularmente. Ela comemorou a novidade. “Eu achei uma atitude louvável, não só pra mim, como para os outros pacientes que fazem uso da medicação especial. Eu saía de casa às 5h, quando chegava lá era aquela multidão que eu enfrentava, e agora vai facilitar muito. Isso é uma graça,” celebrou.
Mensalmente, as farmacêuticas da secretaria de saúde de Queimadas farão a retirada dos medicamentos na Farmácia Especializada, em Campina Grande, e ficarão responsáveis pela entrega das medicações aos pacientes. O projeto também está presente nas cidades de Remígio e Puxinanã.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera