Sousa/PB -
Assistência

Hospital Edson Ramalho moderniza fluxo de urgência com Fast Track e agiliza atendimento de pacientes

O novo modelo de atendimento permite que casos classificados como de baixo risco, identificados logo na triagem, sejam direcionados ao consultório Fast Track.

Da Redação Repórter PB

28/08/2025 às 15:45

Ads 970x250
Imagem Atendimentos no Hospital Edson Ramalho

Atendimentos no Hospital Edson Ramalho ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho, unidade do Governo da Paraíba gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) em João Pessoa, implantou um consultório Fast Track para otimizar o fluxo de atendimentos no setor de urgência. A iniciativa tem como objetivo oferecer maior agilidade, acolhimento e eficiência no cuidado aos pacientes que chegam com demandas de menor complexidade clínica.

O novo modelo de atendimento permite que casos classificados como de baixo risco, identificados logo na triagem, sejam direcionados ao consultório Fast Track. Dessa forma, os pacientes recebem assistência médica de forma mais rápida, ao mesmo tempo em que se garante a melhor organização da rede de urgência, desafogando o pronto-socorro e permitindo que casos graves sejam priorizados.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) da unidade hospitalar, Raphael Henrique, o modelo de consultório tem como objetivo dar mais rapidez ao atendimento dos pacientes que são classificados como baixo risco, que geralmente são os pacientes identificados nas cores azul e verde.

“Vimos que em torno de 50% a 60% dos nossos atendimentos da urgência são pacientes classificados como azul e verde. Então, se a gente tem esse consultório, que o paciente já é atendido pelo médico, medicado, e já sai de alta, conseguimos reduzir em torno de 30% a 50% do tempo de espera”, explicou o médico Raphael Henrique.

O coordenador acrescentou que a implantação do atendimento Fast Track vai possibilitar dar prioridade aos pacientes classificados com um risco maior. “A importância do consultório é que ele vai diminuir o tempo de espera dos pacientes, vai aumentar a satisfação dos usuários, pois eles vão chegar no hospital, ser atendido, prontamente medicado e já vão sair de alta com o tempo de espera e de passagem pelo hospital menor”, completou.

Para a paciente Jaciara Maria Albuquerque, o novo serviço veio em boa hora. Identificada na classificação verde, ela procurou o Edson Ramalho em decorrência de um quadro de enxaqueca e foi atendida em 30 minutos. “Eu gosto demais desse hospital. Fui muito bem atendida pela médica desse consultório novo e quase nem precisei esperar. Eu sempre sou muito bem atendida aqui”, opinou.

Conforme o diretor do HSGER, Cícero Ludgero, além de melhorar a experiência do usuário, o sistema contribui para a segurança dos pacientes e para a eficiência da equipe multiprofissional, que pode atuar de forma mais direcionada, conforme a complexidade de cada caso.

Com a implantação do consultório Fast Track, o Hospital Edson Ramalho passa a ser o primeiro hospital estadual de urgência e emergência com perfil de porta aberta a implantar esse sistema de atendimento. Também é o primeiro hospital de João Pessoa, tanto da rede SUS como privada, de porta aberta de urgência e emergência a também implantar o Fast Track.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.