Sousa/PB -
Capacitação

SES abre segunda turma de 2025 de curso para fortalecer Vigilância em Saúde na Paraíba

O curso tem duração de três meses, com três encontros presenciais que acontecem no Hotel Littoral, em João Pessoa. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da Vigilância em Saúde na Paraíba.

Por Redação do Reporterpb

25/08/2025 às 19:30

Ads 970x250
Imagem SES abre segunda turma de 2025 de curso para fortalecer Vigilância em Saúde na Paraíba

SES abre segunda turma de 2025 de curso para fortalecer Vigilância em Saúde na Paraíba ‧ Foto: Secom

Tamanho da Fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promoveu a abertura da segunda turma do nível fundamental do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS-Fundamental) no estado, nesta segunda-feira (25) pela manhã. O curso tem duração de três meses, com três encontros presenciais que acontecem no Hotel Littoral, em João Pessoa. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da Vigilância em Saúde na Paraíba.

A abertura foi feita pela gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, que destacou o programa como denso e necessário, mas extremamente importante para os profissionais que trabalham com vigilância em saúde. “Durante três semanas os profissionais vão estudar e trabalhar com estudos de caso e com a realidade de seus territórios, garantindo a atualização e capacitação para responder às necessidades dos seus municípios”, comentou.

A responsável técnica pelo EpiSUS no estado, Rejane Barbosa, explica a importância do curso do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS: “Visa fortalecer a capacidade dos profissionais para melhorar as estratégias na identificação, notificação e investigação de doenças, agravos e eventos que constituem interesse em saúde pública”.

Os momentos presenciais acontecem em três semanas, sendo a primeira de 25 a 29 de agosto; a segunda semana, de 29 de setembro a 3 de outubro e a terceira, de 10 a 12 de novembro. A formação inclui aulas teóricas, práticas e atividades de campo, desenvolvida no período de dispersão entre as oficinas. A primeira turma do EpiSUS-Fundamental aconteceu entre os meses de maio a julho de 2025.

Sobre o Programa - O EpiSUS constitui uma das principais estratégias para o desenvolvimento da capacidade de resposta oportuna e qualificada às situações e emergências de saúde pública em qualquer região do Brasil.

A estratégia EpiSUS-Fundamental foi implantada em diversas unidades federativas, com treinamentos realizados pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde, voltados a profissionais de saúde de diversos municípios.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.