25/08/2025 às 19:30
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promoveu a abertura da segunda turma do nível fundamental do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS-Fundamental) no estado, nesta segunda-feira (25) pela manhã. O curso tem duração de três meses, com três encontros presenciais que acontecem no Hotel Littoral, em João Pessoa. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da Vigilância em Saúde na Paraíba.
A abertura foi feita pela gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, que destacou o programa como denso e necessário, mas extremamente importante para os profissionais que trabalham com vigilância em saúde. “Durante três semanas os profissionais vão estudar e trabalhar com estudos de caso e com a realidade de seus territórios, garantindo a atualização e capacitação para responder às necessidades dos seus municípios”, comentou.
A responsável técnica pelo EpiSUS no estado, Rejane Barbosa, explica a importância do curso do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS: “Visa fortalecer a capacidade dos profissionais para melhorar as estratégias na identificação, notificação e investigação de doenças, agravos e eventos que constituem interesse em saúde pública”.
Os momentos presenciais acontecem em três semanas, sendo a primeira de 25 a 29 de agosto; a segunda semana, de 29 de setembro a 3 de outubro e a terceira, de 10 a 12 de novembro. A formação inclui aulas teóricas, práticas e atividades de campo, desenvolvida no período de dispersão entre as oficinas. A primeira turma do EpiSUS-Fundamental aconteceu entre os meses de maio a julho de 2025.
Sobre o Programa - O EpiSUS constitui uma das principais estratégias para o desenvolvimento da capacidade de resposta oportuna e qualificada às situações e emergências de saúde pública em qualquer região do Brasil.
A estratégia EpiSUS-Fundamental foi implantada em diversas unidades federativas, com treinamentos realizados pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde, voltados a profissionais de saúde de diversos municípios.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera