28/08/2025 às 16:20
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue avançando na descentralização e fortalecimento da atenção especializada em saúde com a ativação de, pelo menos, seis novos tomógrafos em unidades hospitalares da rede estadual, distribuídas nas três Macrorregiões de Saúde. A ação foi realizada em um intervalo de apenas 90 dias e integrou a agenda do ciclo 2025 do Orçamento Democrático Estadual (ODE), que percorreu todas as regiões geoadministrativas da Paraíba.
Foram contemplados com os novos equipamentos os municípios de Catolé do Rocha, Mamanguape, Guarabira, Itabaiana, Queimadas e João Pessoa, sendo este último instalado no Hospital da Mulher, inaugurado no último dia 5. Com a ativação, o Governo garante cobertura especializada do Litoral ao Sertão, ampliando a rede de diagnóstico por imagem e assegurando que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso a exames com mais agilidade, precisão e qualidade.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, o investimento, que ultrapassa R$ 8 milhões, reforça o compromisso da gestão estadual em estruturar uma rede hospitalar mais moderna e resolutiva, voltada ao cuidado integral e humanizado da população.
“Essa rede de tomógrafos marca um avanço fundamental para a saúde da Paraíba. Estamos garantindo que pacientes de todas as regiões do estado tenham acesso ao mesmo padrão de cuidado e diagnóstico que grandes centros oferecem. Essa descentralização fortalece o SUS e amplia a resolutividade dos nossos hospitais regionais e especializados”, destacou.
Para a gerente executiva de Atenção Especializada (Geae) da SES, Ana Rita Ribeiro da Cunha, além de representar um salto tecnológico, a iniciativa também otimiza fluxos assistenciais dentro das unidades. “Com essas entregas, nós conseguimos reduzir a necessidade de transferências para outros centros e ampliar a capacidade de resposta das equipes médicas em situações de urgência e emergência, oferecendo respostas mais rápidas aos profissionais de saúde na condução de casos clínicos e cirúrgicos, e otimizando o cuidado ao paciente”, ressaltou.
Outros equipamentos - Além dos tomógrafos, o Governo da Paraíba investiu, entre 2024 e o primeiro semestre de 2025, mais de R$ 93 milhões em equipamentos médico-hospitalares, incluindo Raio-X digital, acelerador linear, Pet-Scan, entre outros aparelhos destinados à realização de exames de imagem de média e alta complexidade, bem como poltronas, macas e equipamentos para bloco cirúrgico em diversas unidades. A ativação desses serviços consolida um novo patamar de atenção especializada, fortalecendo a rede hospitalar em todas as macrorregiões e garantindo um acesso mais democrático e equitativo aos serviços de saúde.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera