Sousa/PB -
Power Off

PF deflagra Operação contra grupo especializado em ataques DDOS

Grupo realizou ataques a órgãos estratégicos brasileiros.

Da Redação Repórter PB

03/12/2025 às 09:40

Ads 970x250
Imagem Operação Power OFF deflagrada pela PF

Operação Power OFF deflagrada pela PF ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feria (3/12), a Operação Power OFF com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada na oferta de serviços ilegais de ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS – Distributed Denial of Service) sob demanda, conhecidos como booters e stressers.

Foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, a serem cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, São Caetano do Sul/SP, Rio de Janeiro/RJ e Tubarão/SC. Os alvos são administradores das plataformas ilegais e usuários que contrataram os serviços para realizar ataques contra sistemas de alta relevância.

As investigações contaram com cooperação policial internacional do FBI (Federal Bureau of Investigation). Foi identificado que essas plataformas permitem que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, contrate ataques DDoS mediante pagamento. Os serviços são hospedados em servidores de nuvem distribuídos em diversos países e utilizados por agentes em escala mundial.

Entre os ataques já atribuídos aos usuários dessas plataformas estão ofensivas contra órgãos estratégicos brasileiros, como a Polícia Federal (2020), SERPRO, DATAPREV e o Centro Integrado de Telemática do Exército Brasileiro (2018).

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e interrupção ou perturbação de serviço telemático ou de informação de utilidade pública, previstos na legislação penal brasileira.

A Operação Power OFF é uma ação conjunta que envolve polícias, agências de aplicação da lei e entidades acadêmicas, reforçando o compromisso da Polícia Federal no combate a crimes cibernéticos que afetam a segurança e a disponibilidade de serviços essenciais.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.