Sousa/PB -
Cerimônia

AL homenageia militares com cidadania paraibana e medalha Epitácio Pessoa

Ao agradecer a honraria dupla, o general afirmou que o reconhecimento representa muito mais do que uma conquista pessoal.

Da Redação Repórter PB

03/12/2025 às 14:45

Ads 970x250
Imagem Homenagens a quatro militares na ALPB

Homenagens a quatro militares na ALPB ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na manhã desta quarta-feira (3), sessão solene marcada por homenagens a quatro militares que têm contribuído para ações sociais, humanitárias e de segurança no estado. Presidida pelo deputado João Gonçalves, autor das proposituras, a solenidade concedeu Títulos de Cidadão Paraibano ao Coronel Rafael José Vieira Barreto, ao Tenente-Coronel Diego Pereira Pedra, ao Tenente-Coronel Vicente de Paulo Campos Júnior e ao General de Brigada Klauber Rogério Candian — este também agraciado com a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria da Casa.

O ponto central da cerimônia foi a homenagem ao General de Brigada Klauber Rogério Candian, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, reconhecido pelo conjunto de ações sociais, ambientais e humanitárias realizadas durante sua atuação na Paraíba.

Ao agradecer a honraria dupla, o general afirmou que o reconhecimento representa muito mais do que uma conquista pessoal. “Para mim é uma alegria, uma honra poder estar aqui recebendo a medalha e o título de Cidadão Paraibano. A gente fica muito feliz por poder ajudar, poder colaborar e o Exército estar presente numa hora como essa de se comemorar o recebimento desse título”, comemorou.

Na ocasião, Candian destacou as ações realizadas sob seu comando, como o apoio à Defesa Civil, o combate ao Aedes aegypti, as operações logísticas durante a pandemia de covid-19 e iniciativas de preservação ambiental, a exemplo da revitalização da Praça General Lavenère, do desassoreamento do Rio Jaguaribe e de plantios de mudas em áreas urbanas. Ele também enfatizou o impacto das ações sociais, que envolveram doações de alimentos, campanhas de sangue e programas de empregabilidade para jovens recrutas.

Natural de Barbacena (MG), com sólida formação militar, mestrados no Brasil e na Argentina e experiência em missões de paz da ONU, o general acumulou diversas condecorações nacionais e internacionais ao longo da carreira.

Para o deputado João Gonçalves, a trajetória do oficial simboliza compromisso e serviço ao país. “São homens que têm dedicado a vida ao Exército, à pátria. Com certeza o Exército brasileiro, e as forças de segurança desse país, atuando nos planos federal, estadual e municipal, representam a vontade de cada cidadã e cada cidadão”, afirmou o parlamentar.

Cidadania paraibana

Além do general Candian, outros três oficiais receberam o Título de Cidadão Paraibano, reconhecimento da ALPB ao trabalho desempenhado em prol da população do estado.

Comandante do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, sediado em Bayeux, o Tenente-Coronel Diego Pereira Pedra ressaltou o estímulo que a homenagem representa para sua vida profissional:

“É uma grande honra receber essa homenagem. É uma distinção que realmente enaltece a nossa alma de soldado, porque o trabalho que fazemos é em prol da comunidade e, no final das contas, serve para engrandecer toda a nossa sociedade”, ressaltou.

Com formação no Brasil e no exterior — incluindo curso no Fort Benning, nos Estados Unidos — e experiência em missões internacionais, Pedra possui mais de duas décadas de atuação no Exército, com serviços prestados no Haiti e na República Centro-Africana.

Já o Coronel Rafael José Vieira Barreto – Comandante do tradicional 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, o “Batalhão dos Paraibanos” -, destacou o sentimento de pertencimento ao estado.

“Eu já me sentia paraibano, e na verdade é um título que eu recebo, mas represento todos os militares que trabalham em prol da sociedade paraibana”, destacou o militar.

Natural de Goiânia, Rafael Barreto possui mais de 20 anos de carreira, cursos estratégicos, diversas medalhas e uma intensa atuação social em João Pessoa, como projetos de revitalização urbana, visitas escolares ao batalhão e atividades de integração comunitária.

Com atuação marcante em Campina Grande, o Tenente-Coronel Vicente de Paulo Campos Júnior afirmou que a homenagem reforça seu compromisso com o estado. “Eu sou muito feliz porque amo esse estado e faço um compromisso de continuar trabalhando em prol de toda a Paraíba”, resumiu.

Campos Júnior tem se destacado por projetos de forte impacto social, como campanhas de doação de sangue, ações de apoio a instituições filantrópicas, atividades culturais com a banda do batalhão e programas de capacitação e empregabilidade para jovens.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.