Sousa/PB -
Prevenção

Hospital Edson Ramalho reforça prevenção no Dia D do Novembro Azul e alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata

Diante desse cenário, ações de conscientização e prevenção tornam-se fundamentais — especialmente em novembro, mês dedicado ao cuidado com a saúde masculina.

Por Redação do Reporterpb

25/11/2025 às 20:21

Ads 970x250
Imagem Hospital Edson Ramalho reforça prevenção no Dia D do Novembro Azul

Hospital Edson Ramalho reforça prevenção no Dia D do Novembro Azul ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O câncer de próstata permanece como o que mais mata homens no Brasil, apesar de ter 90% de chances de cura quando descoberto precocemente. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) chamam atenção: um homem morre a cada 38 minutos vítima da doença no país. Diante desse cenário, ações de conscientização e prevenção tornam-se fundamentais — especialmente em novembro, mês dedicado ao cuidado com a saúde masculina.
 
Com esse propósito, o Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) realizou, nesta terça-feira (25), o Dia D do Novembro Azul, ampliando a assistência e reforçando a importância da detecção precoce. Além da rotina diária de atendimentos, a unidade ofertou aos colaboradores ultrassonografia de próstata, consultas de urologia, exames laboratoriais — incluindo o PSA — e acolheu pacientes que retornaram ao serviço para avaliação e encaminhamento cirúrgico.
 
Durante todo o dia, cerca de 100 pessoas, entre pacientes e colaboradores, passaram pelos consultórios médicos e se submeteram a exames laboratoriais e de imagem. Entre eles estava Irenaldo do Nascimento Silva, 62 anos, que já está em processo de preparação para cirurgia. Ele destaca a importância de enfrentar medos e preconceitos. “Eu faço exames periodicamente. Hoje voltei para o Hospital já para me encaminhar para a cirurgia, porque já fizemos exames, medicamentos, e mostrou que não melhorei. Estou muito tranquilo, porque estou fazendo todo o acompanhamento há um tempo. Pra mim, não tem isso de preconceito. A saúde da gente é mais importante do que essa besteirada. Homem tem que se cuidar também”, ressaltou.
 
O HSGER integra o programa Paraíba Contra o Câncer, sendo referência em atendimento oncológico com oferta de consultas, exames, cirurgias e acompanhamento pós-operatório. A entrada no programa acontece pela atenção primária, que aciona a equipe especializada. O primeiro atendimento é realizado por meio da Teleoncologia, com encaminhamento organizado pelo Complexo Regulador Estadual em fila única. Oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores coordenam todo o fluxo do paciente — do diagnóstico ao tratamento.
 
No contexto da campanha Novembro Azul, o hospital reforça também o cuidado integral com a saúde do homem, com oferta contínua de exames preventivos, consultas especializadas e procedimentos cirúrgicos.
 
O coordenador da Urologia do HSGER, o médico Rafael Arruda lembra que muitos pacientes chegam à unidade já com indicação de tratamento definitivo, por serem encaminhados pela atenção básica ou por outros especialistas. “A gente recebe muitos pacientes já com alguma alteração no exame, no toque ou no PSA. Aqui conseguimos dar continuidade ao diagnóstico ou ao tratamento, e quando o caso é cirúrgico tentamos resolver logo na primeira vinda”, explicou.

O especialista destacou ainda a agilidade do serviço, que permite realizar, na própria unidade, exames de imagem, testes laboratoriais e avaliação de risco cirúrgico, reduzindo tempo de espera e acelerando o início do tratamento.
 
Sobre a resistência masculina aos exames preventivos, Arruda destacou que o tabu vem diminuindo, mas ainda representa um obstáculo. “O câncer de próstata é o mais comum no homem. De seis homens que nascem, um terá câncer de próstata até 2040. Só no ano passado foram 70 mil novos casos e 16 mil óbitos no Brasil. O homem morre mais de câncer de próstata do que a mulher morre de câncer de mama”, alertou o profissional.
 
Prevenção - Embora não exista fórmula capaz de evitar completamente a doença, adotar um estilo de vida equilibrado pode reduzir significativamente o risco. “A prevenção do câncer de próstata envolve hábitos de vida saudáveis, como manter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, com pouca gordura e carne vermelha, praticar atividades físicas, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool”, explicou Rafael Arruda.
 
Arruda reforçou, ainda, que o rastreamento deve ser anual a partir dos 50 anos — ou antes, caso haja fatores de risco. “A recomendação atual é que homens a partir dos 50 anos procurem um urologista para discutir os riscos e benefícios dos exames. Para quem tem histórico familiar ou é da raça negra, essa conversa precisa começar aos 45 anos. A decisão de quando e com que frequência fazer os exames deve ser tomada em conjunto com o urologista, de forma personalizada.”

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.