Sousa/PB -
Renda

Governo da Paraíba e Embrapa discutem cultura do amendoim durante Dia de Campo

O Dia de Campo foi coordenado pela Empaer, em parceria com a Prefeitura Municipal de Esperança, e contando com a participação de entidades locais e a Embrapa Algodão, que pesquisa a cultura.

Da Redação Repórter PB

08/10/2025 às 16:00

Ads 970x250
Imagem Dia de Campo sobre Amendoim BR 1, em Esperança

Dia de Campo sobre Amendoim BR 1, em Esperança ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A região do Agreste desponta como potencial ao cultivo do amendoim, sendo mais uma alternativa de renda para centenas de famílias agricultores. Com a assistência técnica continuada oferecida pelo Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), e a garantia de mercado, esta cultura deve se expandir na região. Visando mostrar sua viabilidade, foi realizado nesta quarta-feira (8), Dia de Campo sobre Amendoim BR 1, no Sítio Timbaúba, no município de Esperança, com a participação de 150 pessoas.

O evento aconteceu na unidade produtiva do agricultor Ronaldo da Silva Custódio, onde, conforme o assessor técnico da Empaer, João Paulo Macedo, é cultivado um hectare de amendoim, seguindo as dinâmicas agroecológicas, aproveitando a fase de colheita. A produção chega a l.200 quilos por hectares.

O Dia de Campo foi coordenado pela Empaer, em parceria com a Prefeitura Municipal de Esperança, e contando com a participação de entidades locais e a Embrapa Algodão, que pesquisa a cultura. “Neste dia buscamos mostrar todo o ciclo da cultura, desde a fase do preparo do solo, plantio, a parte de colheita e as questões das viabilidades técnicas e econômicas dessa cultura para o município de Esperança e municípios vizinhos que apresentam solos com condições de se trabalhar a cultura”, explica o extensionista João Paulo.

O pesquisador Felipe Macedo Guimarães, da Embrapa Algodão, destacou a variedade utilizada nos plantios seguindo as dinâmicas da diversidade de culturas e cultivos na agricultura familiar. “Essa iniciativa começou a partir da Empaer, do escritório local no município de Esperança. Eles têm um trabalho fantástico com a agricultura familiar na região. Entraram em contato conosco vendo a possibilidade de fazermos esse trabalho com o amendoim no município de Esperança, que tem solos apropriados para cultura do amendoim. São solos de texturas mais arenosas. Avançou na conversa e disponibilizamos a semente e fizemos todo um trabalho para implantar esse campo de amendoim no sítio Timbaúba”, explica Felipe Macedo.

O Dia de Campo começou às 8h, constando de três estações: Preparo do Solo e Plantio com a correção do solo, adubação e técnicas de plantio; Tratos Culturais, discutindo o manejo de pragas, doenças e irrigação; e os Aspectos Econômicos, evidenciando os custos de produção, rentabilidade e mercado.

Estiveram presentes ao evento a gerente regional da Empaer em Areia, Juliana Campos; o gerente regional da Empaer em Solânea, Gustavo Barbosa; o presidente da Associação Comunitária de Baraúnas, Antônio Feliciano; o secretário da Agricultura, Francisco de Assis Pinheiro, e várias autoridades. Várias escolas do Município e do Estado e a Escola Técnica Assis Chateaubriand de Lagoa Seca também participaram.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.