08/10/2025 às 17:00
A Polícia Civil da Paraíba é, entre todos os estados das regiões Norte e Nordeste, a que mais elucida as Mortes Violentas Intencionais (MVIs), segundo estudos recentes do Instituto Sou da Paz, de São Paulo. E de acordo com Diretoria de Estatística Criminal e Análise de Dados (DIEST) da Delegacia-Geral/PCPB, as dez maiores cidades paraibanas apresentam uma média de 78% de esclarecimentos dos homicídios, feminicídios, latrocínios e mortes por intervenção policial – conjunto de fatores que compõem as MVIs.
A DIEST/PCPB faz o levantamento contínuo desses e de outros dados estatísticos que envolvem a Polícia Civil. Os relatórios apontam que, nesse primeiro semestre de 2025, dos 132 MVIs registrados de janeiro a junho deste ano em João Pessoa, 75 já foram elucidados pela Polícia Civil, o que significa 57% dos casos.
Em Campina Grande, segunda maior cidade do estado, foram 24 crimes, sendo 19 deles já esclarecidos, ou seja, 79%. Depois vêm Santa Rita, que já elucidou 33 dos 55 registros de MVIs (60%) e o município sertanejo de Patos, onde, dos dez MVIs ali registrados, todos eles já estão devidamente esclarecidos – 100% de elucidação.
Na quinta maior cidade paraibana – Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa –, a DIEST contabilizou 22 casos de MVIs. Desses, 21 já estão elucidados pela Polícia Civil, o que confere um desempenho de 95% de resposta positiva à justiça e à sociedade. O 6º maior município do estado é Sousa, no alto sertão paraibano, onde ocorreram 14 MVIs, sendo que 13 deles também já foram esclarecidos pela PCPB (93%).
Na sequência descrente dos municípios por quantitativo populacional, vem a cidade portuária de Cabedelo – também na região metropolitana de João Pessoa – que foi palco de 20 MVIs nesse primeiro semestre de 2025. Deles, a Polícia Civil já elucidou 15 casos, ou seja, 75% do total. Em Cajazeiras, no outro extremo da Paraíba, foram nove crimes registrados, cinco deles esclarecidos (56%).
Guarabira e Sapé encerram a lista das dez maiores cidades paraibanas. Na região da primeira, a DIEST contabilizou 13 casos de MVIs, com 11 deles já elucidados (85%). E em Sapé, foram 11 registros de Mortes Violentas Intencionais, com nove delas (82%) também já esclarecidas pela Polícia Civil.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera