Sousa/PB -
Trabalho Investigativo

Paraíba alcança maior percentual de elucidação de Mortes Violentas Intencionais em toda a série histórica

É o percentual mais elevado desde que esse tipo de estatística foi implantado no estado, no ano de 2013.

Da Redação Repórter PB

08/10/2025 às 13:20

Ads 970x250
Imagem Elucidação de Mortes Violentas Intencionais

Elucidação de Mortes Violentas Intencionais ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O percentual de elucidação de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) na Paraíba no primeiro semestre deste ano alcançou, pela primeira vez, a marca de 63% dos casos. Os números são da Diretoria de Estatística Criminal e Análise de Dados (DIEST) da Delegacia-Geral da Polícia Civil. É o percentual mais elevado desde que esse tipo de estatística foi implantado no estado, no ano de 2013.

De acordo com os levantamentos, é perceptível o crescimento das elucidações dessas mortes violentas nos últimos seis anos. Analisando-se os dados, no ano de 2020, a Polícia Civil constatou 35% de elucidações das MVIs em todo o estado. Em 2021, esse número subiu para 37%. Nos anos seguintes – 2022, 2023 e 2024 – os percentuais foram de 44%, 53% e 59% respectivamente. Nesse primeiro semestre de 2025, a Polícia Civil já pontua 63% de esclarecimento dessas mortes.

Se esse percentual for mantido no segundo semestre do ano, a Paraíba terá um cenário bem à frente da média nacional de elucidação de MVIs, que gira em torno de 39%, segundo relatórios do Instituto Sou da Paz, de São Paulo.

Na avaliação do delegado-geral, André Rabelo, o desempenho é fruto de muitos investimentos na investigação criminal, tanto na aquisição de equipamentos e tecnologias, quanto no aumento do efetivo da Polícia Civil, instituição responsável por investigar as MVIs.

“É uma clara relação de causa e efeito. Nos últimos seis anos, a Polícia Civil realizou o maior concurso público de sua história; adquiriu ferramentas importantes para a investigação de crimes; e vem capacitando seus profissionais ano a ano. Com base nessa política de segurança de apostar na investigação técnica, delineada pelo governo do estado e a Secretaria da Segurança e da Defesa Social, a Paraíba consegue avançar muito na resposta para os crimes considerados mais graves, pois são os que tiram a vida das pessoas”, declarou André Rabelo.

Destaque nacional

Uma revista produzida pelo Instituto Sou da Paz, em 2024, aponta a Polícia Civil da Paraíba como modelo a ser seguido para a criação de um Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídios. O instituto afirma ainda que, atualmente, a PCPB é a que mais elucida MVIs entre os do Norte e Nordeste.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.