Sousa/PB -
Levantamento

João Azevêdo celebra primeiro lugar da Paraíba no ranking de competitividade pelo segundo ano consecutivo

Dentre os pilares que a Paraíba se destacou estão o da inovação (1ª posição no Nordeste e 5ª no Brasil) e de potencial de mercado (2º lugar no Nordeste e 7ª no Brasil).

Da Redação Repórter PB

27/08/2025 às 13:30

Ads 970x250
Imagem Governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo

Governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O governador João Azevêdo celebrou, nesta quarta-feira (27), a primeira colocação da Paraíba em nível regional no ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento tem como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dentre os pilares que a Paraíba se destacou estão o da inovação (1ª posição no Nordeste e 5ª no Brasil) e de potencial de mercado (2º lugar no Nordeste e 7ª no Brasil).

O chefe do Executivo estadual evidenciou o foco das ações do governo em políticas públicas que promovem o desenvolvimento econômico e social do estado, tendo por premissa a solidez fiscal e investimentos em áreas estratégicas. “Por mais um ano, a Paraíba é reconhecida pela capacidade de atrair empresas, gerar empregos e garantir mais qualidade de vida para as pessoas. Nos destacamos pelos investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento porque sabemos do papel do poder público na formação e qualificação dos cidadãos, e no potencial de mercado, mais uma demonstração da nossa capacidade de atrair investimentos e fortalecer segmentos, como o do turismo, assegurando novas oportunidades para o nosso povo”, frisou.

A nota geral da Paraíba no ranking foi de 49,3, o que garantiu ao estado passar do 12º lugar no ranking nacional para o 11º, além da permanência no ranking regional, onde o estado continua ocupando o 1º lugar.

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública estadual. Ao comparar os 27 estados brasileiros em diversos pilares, o estudo incentiva a melhoria contínua dos serviços prestados à população e promove um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social.

Assim, ele apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, avaliando uma série de pilares. É uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, pautando a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Solidez Fiscal, Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Segurança Pública e Sustentabilidade Social).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.