27/08/2025 às 10:00
O Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba (CSMP) homologou três remoções de promotores da instituição, sendo um da entrância final e dois da entrância inicial. As votações ocorreram durante a 3ª sessão extraordinária, realizada na manhã desta terça-feira (26/08), na sede do MPPB, em João Pessoa.
A sessão foi a última presidida pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e contou com a participação do corregedor-geral, Antônio Sarmento, e dos conselheiros José Guilherme Soares Lemos, Sócrates da Costa Agra, Glauberto Bezerra e Alexandre César Fernandes Teixeira, além do promotor Eduardo Torres, que atuou como secretário.
Na sessão, o promotor Guilherme Barros Soares foi removido, pelo critério de antiguidade, para o cargo de 20º promotor de Justiça de João Pessoa, com atribuição nos feitos que apurem contra a ordem tributária.
O CSMP também removeu, pelo critério de merecimento, o promotor Yuri Givago Araújo Rodrigues para o cargo de 1º promotor de Justiça de Queimadas, que tem atribuições nos feitos do Tribunal do Júri, da execução penal e por distribuição na 1ª Vara Mista, e extrajudicialmente em matéria de família, consumidor, saúde, cidadania, meio ambiente e patrimônio social e mulher. Ele obteve 446,86 pontos. A lista de merecimento foi integrada ainda pela promotora Maria Eduarda Carvalho Nepomuceno que obteve 423,99 pontos.
Também foi removida a promotora Nathália Ferreira Cortez, pelo critério de antiguidade, ao cargo de 2º promotor de Justiça de Araruna, com atribuição nos feitos da infância e juventude, de família e, por distribuição, nos feitos especiais que tramitam na 2ª Vara Mista; e extrajudicialmente, em matéria de família, criança e adolescente, patrimônio público e fundações.
Comunicações
O procurador-geral destacou que o CSMP, durante sua gestão, julgou todos os editais com prazo concluído e procedimentos devidamente instruídos pela Corregedoria. Ele ressaltou ainda a movimentação na carreira realizada nos últimos quatro anos e agradeceu ao Conselho Superior, em suas diversas composições, e ao secretário-geral Rodrigo Nóbrega. Também foi salientado o aprendizado obtido durante esse período à frente do Conselho. Os conselheiros também agradeceram ao PGJ, destacando a convivência, conhecimento, capacidade, humildade e serenidade.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera