
04/12/2025 às 08:40
A Paraíba está entre os 16 estados brasileiros que foram selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) para participar da Missão Índia, iniciativa que reúne gestores federais, estaduais e especialistas de todo o país para conhecer de perto as experiências indianas em transformação digital na educação. O encontro acontece até esta sexta-feira (05), em Bangalore. A iniciativa é uma promoção do Governo Federal, em parceria com a Fundação Lemann, Mega Edu e o Centre For Open Societal Systems (COSS). Além de secretários de Estado, gestores municipais, representantes de instituições educacionais, técnicos do MEC integram a comitiva.
A Missão Índia tem como objetivo fortalecer a cooperação bilateral entre o Brasil e este país, compreender soluções digitais aplicadas à educação, identificar práticas inovadoras e apoiar a construção da Infraestrutura Nacional de Dados da Educação (INDE), instituída recentemente pela Lei Complementar nº 220/2025. A iniciativa representa um movimento estratégico para o nosso país e abre espaço para que estados como a Paraíba contribuam diretamente com a formulação de um novo modelo de gestão e integração de dados educacionais.
Representando o estado, o secretário de Educação, Wilson Filho, integra a comitiva que está participando de uma imersão nos sistemas públicos e interoperáveis aplicados à educação, um dos maiores ecossistemas de inovação educacional do mundo. Ao lado de secretários de outras unidades da federação, Wilson Filho acompanha agendas de trabalho, visitas técnicas em escolas, debates e estudos de caso que envolvem o uso da Infraestrutura Pública Digital (IPD), tecnologia que tem permitido à Índia organizar dados, integrar redes e melhorar os resultados de aprendizagem em larga escala.
“Participar dessa missão é uma oportunidade de ampliar a visão sobre sistemas educacionais e como eles se estruturam, mas acima de tudo de trazer soluções que possam fortalecer o trabalho já desenvolvido na Paraíba. O estado, que tem avançado na modernização da gestão educacional e na implementação de políticas baseadas em dados, agora passa a integrar um grupo seleto que terá papel ativo na construção dos próximos passos da transformação digital da educação brasileira. Mesmo com todas as dificuldades que existem na Índia, de alimentação e infraestrutura, o sistema educacional por meio da tecnologia tem proporcionado que cada estudante construa sua própria trilha de aprendizado e acelere seu conhecimento. Já temos excelentes exemplos do uso da tecnologia em sala de aula no nosso estado, o que pretendemos fazer a partir dessa experiência imersiva é avançar na tecnologia de dados e aprimorar o uso tecnológico enquanto modelo de gestão”, explica o secretário Wilson Filho.
Tecnologia e educação - Neste ano a Secretaria de Estado da Educação implementou o programa Amanhã Digital, que tem revolucionado o ensino multidisciplinar e imersivo com o uso da realidade virtual (RV) nas escolas. A iniciativa foi lançada em maio e, desde então, as escolas técnicas têm recebido as salas do Amanhã Digital e Amanhã Digital Maker, com óculos de realidade virtual, chromebooks, impressoras 3D e outras ferramentas que fomentam a cultura do fazer e impulsionam o ensino da robótica e de outras disciplinas. “O estudante da rede pública tem a chance de aprender história, vivendo uma experiência imersiva no Egito Antigo, ou de aprender sobre o corpo humano, o enxergando por dentro. Esse programa, que já tem servido de modelo para outros estados do país, será ampliado e fortalecido em 2026, já que é exemplo de melhoria da jornada de aprendizado e de engajamento estudantil”, destacou Wilson Filho.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera