
16/01/2026 às 18:53
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços lançou uma plataforma digital que permite aos empresários identificarem oportunidades de exportação entre países do Mercosul e da União Europeia. Os dois blocos econômicos devem assinar o acordo formal neste sábado (17), no Paraguai.

Segundo o governo, a plataforma reúne dados sobre países compradores, produtos exportados pelo Brasil, tarifas e prazos de redução dessas taxas. As informações vão orientar exportadores brasileiros e políticas públicas voltadas para o comércio exterior.
Atualmente, a corrente de comércio entre os dois blocos – que soma exportações e importações – chega a US$ 100 bilhões. Cerca de 73% das exportações brasileiras para a União Europeia vão para os Países Baixos. Em seguida aparecem Espanha, Alemanha, Itália e Bélgica. E, entre os principais produtos exportados, estão petróleo e derivados, minérios, café e soja.
Para a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Prazeres, o acordo com a União Europeia é o mais relevante já firmado pelo Mercosul. E o Painel de Oportunidades Mercosul–União Europeia seria uma primeira contribuição ao esforço contínuo de implementação do acordo, a partir da assinatura.
Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior, o painel funciona como um instrumento de política pública para democratizar o acesso à informação, reduzir assimetrias e apoiar decisões de empresas, estados e entidades setoriais.
A ferramenta permite visualizar, por exemplo, como cada estado já participa do mercado europeu e onde estão as novas possibilidades de expansão, alinhando a política comercial ao desenvolvimento regional.
1:59Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera