Sousa/PB -
Legislação

Lei de autoria de Luciano Cartaxo institui o Dia Estadual dos Cuidados Paliativos na Paraíba

Para o parlamentar, as duas leis reforçam o compromisso do mandato com uma saúde pública mais humana e sensível às necessidades das pessoas.

Da Redação Repórter PB

16/01/2026 às 15:10

Ads 970x250
Imagem Deputado estadual, Luciano Cartaxo (PT)

Deputado estadual, Luciano Cartaxo (PT) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Paraíba passa a contar oficialmente com o Dia Estadual dos Cuidados Paliativos, que será comemorado no dia 15 de Agosto, instituído pela Lei nº 14.094, de 11 de novembro de 2025, de autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo. A nova legislação representa um avanço importante na valorização do cuidado humanizado, da dignidade do paciente e do apoio às famílias que convivem com doenças graves ou ameaçadoras da vida.

A data tem como objetivo ampliar o debate público, promover ações de conscientização e incentivar políticas públicas voltadas aos cuidados paliativos, que envolvem atenção integral à saúde, controle da dor, acolhimento emocional e respeito às escolhas do paciente.

Além dessa iniciativa, também por propositura de Luciano Cartaxo, foi sancionada a Lei nº 13.919, de 23 de setembro de 2025, que declara de utilidade pública estadual o Instituto PaliAtivo, entidade reconhecida pelo trabalho relevante na promoção, defesa e disseminação dos cuidados paliativos na Paraíba.

Para o parlamentar, as duas leis reforçam o compromisso do mandato com uma saúde pública mais humana e sensível às necessidades das pessoas. “Cuidar vai além de tratar doenças. É garantir dignidade, aliviar o sofrimento e acolher quem mais precisa. Essas leis são um passo importante para fortalecer essa política na Paraíba”, destacou Luciano Cartaxo.

Com as sanções, o Estado reconhece tanto a importância dos cuidados paliativos como política pública quanto o papel fundamental da sociedade civil organizada na construção de uma rede de cuidado mais justa e solidária.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.