
16/01/2026 às 15:30
Por mais uma edição, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) marca presença no Salão do Artesanato Paraibano. Na 41ª edição do evento, que acontece na orla de Tambaú, em João Pessoa, a Companhia participa com a Van de Educação Ambiental Interativa, instalada no espaço do Salão e aberta à visitação do público.
Por meio de tecnologias de realidade virtual e aumentada, a van proporciona aos visitantes uma viagem digital educativa, com conteúdos sobre preservação ambiental e os processos de tratamento de água e esgotos utilizados pela Cagepa. A iniciativa busca aproximar a população das práticas sustentáveis e ampliar o conhecimento sobre o saneamento básico.
Além da van interativa, a Cagepa também participa do evento com o bebedouro do projeto “Água da Gente”, que distribui água potável gratuitamente para o público presente. A ação integra um projeto piloto da Companhia, em fase de experimentação para grandes eventos, cujo teste inicial acontece no 41º Salão do Artesanato Paraibano.
De acordo com a subgerente de Educação Ambiental da Cagepa, Maribel Roque, a iniciativa está alinhada aos valores da Companhia. “A participação da Cagepa no Salão do Artesanato está alinhada aos princípios da sustentabilidade ambiental. O bebedouro do projeto ‘Água da Gente’ garante o acesso gratuito à água potável para os artesãos e visitantes, além de incentivar o não uso de descartáveis. Ou seja, estamos estimulando a utilização de garrafas retornáveis e, inclusive, orientando as pessoas que levem seus recipientes ao se dirigirem para o bebedouro”, destacou.
As ações da Cagepa no evento estão sob a coordenação e supervisão da Subgerência de Educação Ambiental, com a atuação de uma equipe formada por 15 Agentes Mobilizadores de Educação Ambiental.
A Companhia é uma das patrocinadoras do Salão do Artesanato Paraibano, que deve receber cerca de 120 mil visitantes e ficará aberto ao público até 1º de fevereiro, com entrada gratuita. Com o tema “Mosaico - Arte em cada parte”, o evento funciona em uma estrutura de 6 mil metros quadrados montada ao lado do Hotel Tambaú e conta com a participação de cerca de 600 expositores de todas as regiões do estado. Em 2025, nas edições realizadas em João Pessoa, durante o verão, e em Campina Grande, no período do São João, o evento gerou mais de R$ 7 milhões em faturamento, segundo dados do Governo do Estado.
Embora a entrada seja gratuita, os organizadores solicitam a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera