Sousa/PB -

Extras

Seis a cada dez brasileiros adultos têm excesso de peso

Rádio Agência

01/12/2025 às 14:13

Tamanho da Fonte

O Brasil tem 60,3% de adultos com excesso de peso, o equivalente a 96 milhões de pessoas, segundo um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Cardiologia. O excesso de peso é considerado a segunda maior causa de morte evitável, ficando atrás apenas do tabagismo.

Entre as doenças cardiovasculares relacionadas ao excesso de peso estão a doença arterial coronariana, incluindo o infarto, o AVC e a hipertensão. A obesidade é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento e que deve ser feito logo cedo. Alerta o médico endocrinologista Herialdo Pelúcio.

"A ausência de uma dieta adequada e a ausência de atividade física, o sedentarismo, vai provocando um acúmulo de gordura no corpo aos poucos,  vai entupindo as veias. Então, aos poucos, o paciente vai apresentando algumas doenças cardiovasculares, a pressão alta, a gordura vai se depositando no fígado.  O  ideal mesmo é começar a tratar logo cedo, antes que surjam essas complicações".

O levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia mostrou que entre os jovens adultos de 18 a 24 anos,  a prevalência de excesso de peso é menor do que entre os mais velhos. Muito embora esse índice venha aumentando, nessa faixa etária nos últimos anos. Para a nutricionista Ana Cláudia Ribeiro,  uma alimentação balanceada e uma atividade física são fatores que podem contribuir diretamente no ajuste de peso e, consequentemente, da saúde.

"A nossa dieta é uma dieta muito rica em carboidrato, é muito rica em sal, que também faz a gente ter retenção e alterar o peso. E a gente acaba priorizando mais o carboidrato simples do que o carboidrato mais complexo, como as frutas. Mas além da dieta, o sadentarismo também contribui com tudo isso.  Se eu não tiver essa mudança: pensar na alimentação, pensar na atividade física,  pensar no que eu realmente quero para tentar dar uma melhorada e mudar todo esse conceito, a gente não vai conseguir ter um ajuste de peso, um ajuste na nossa saúde".

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS),  a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade.

2:46

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera