
24/11/2025 às 21:39
Começa nesta terça-feira (25) e segue até o dia 2 de dezembro a 5ª edição do DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos. Com o tema “Memória, terra, liberdade”, o festival leva filmes, shows, teatro e debates à cidade de São Paulo. Totalmente gratuito, o evento acontece em vários espaços, como o Centro Cultural São Paulo, a Cinemateca Brasileira, o Galpão Cultural Elza Soares, o Espaço Petrobras de Cinema e a Reserva Cultural.

Na abertura, será exibido o documentário “Alma Negra, do Quilombo ao Baile”, dirigido por Flavio Frederico, que retrata os bailes black e a soul music no país como elementos de afirmação e de resistência da identidade negra.
No ano que marca os 50 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, o festival também apresenta dois documentários sobre ele: “Herzog: o crime que abalou a ditadura” e “A vida de Vlado – 50 anos do caso Herzog”. São 25 obras audiovisuais na programação.
Um dos curadores do festival, Francisco Cesar Filho, destaca as atrações do próximo sábado (29):
"A gente tem, por exemplo, uma apresentação da grande Leci Brandão. Ela vai fazer parte de uma maratona, dia 29, no Galpão Cultural Elsa Soares. Essa maratona começa com um almoço com alimentos da reforma agrária popular, segue com o debate Terra e Luta: sementes para uma alimentação digna. Às 15h30, temos o Discopédia, pessoal considerado o papa da música negra tocada em vinil. E às 17h30, Leci Brandão apresenta toda a sua arte."
Entre as novidades do DH Fest deste ano estão as apresentações teatrais do grupo Pano, com o espetáculo “Cerrado”, e a entrega do Prêmio Marimbás, que reconhece figuras da arte e da cultura envolvidas com as questões dos direitos humanos. Com o troféu desenhado pela artista Laerte, o prêmio homenageia o fotógrafo Sebastião Salgado, que morreu em maio deste ano, e a atriz e cantora Zezé Motta, que se apresenta no encerramento do festival.
Para quem não está em São Paulo, também é possível acompanhar, de graça, parte da programação pela plataforma de streaming CultSP Play. Mais detalhes no site dhfest.art.br.
*Com produção de Isabel Pereira
2:44Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera