Sousa/PB -

Extras

Perto do fim, COP30 segue movimentando turismo e compras em Belém

Rádio Agência

19/11/2025 às 19:01

Tamanho da Fonte

A COP30 entrou nos seus últimos dias e, pelos pontos turísticos de Belém, o movimento é intenso, com muita gente se despedindo da cidade. Entre um passeio e outro, muitos visitantes estão comprando lembranças amazônicas. E o que eles mais levam na mala são os sabores da região: açaí, castanha, farinha, camarão seco e as polpas das frutas típicas.

Bons preços

Mesmo com a baixa de algumas safras, muitas delas afetadas pelas mudanças climáticas, os feirantes encontraram maneiras de manter os preços acessíveis durante o período da COP. No setor de polpas, por exemplo, alguns vendedores estocaram frutas ainda na safra para não ter que repassar o aumento agora, quando a demanda é alta.

O açaí está no melhor momento do ano. A manga já começa a entrar na alta. Frutas como o cupuaçu, o bacuri e a pupunha estão em baixa. A castanha, muito procurada pelos turistas, é a que mais subiu. Em alguns pontos, passa de R$ 100,00 o quilo, reflexo da forte seca que atingiu as áreas produtivas.

Mesmo assim, quem vai ao mercado encontra diversidade e boa oferta. E os vendedores reforçam que o objetivo é garantir que todo mundo possa levar um pouco da Amazônia para casa. E é isto que tem sido visto: uma Belém vibrante, recebendo visitantes do mundo inteiro, mas, ao mesmo tempo, entrando no ritmo de despedida dessa COP histórica, a primeira realizada em uma cidade da Amazônia.

1:29

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera