14/11/2025 às 09:31
Rildo Batista ‧ Foto: reporterpb
A Gazeta do Município de Sousa publicou, nesta quinta-feira (13), as exonerações do comandante e do subcomandante da Guarda Municipal, conforme as Portarias nº 626/2025 e nº 627/2025/PMS-GAB. Os cargos eram ocupados por Alcimar Alves Ferreira e Wallison Moura Ferreira, ambos indicados no início da gestão do prefeito Helder Carvalho pelo vereador Márcio das Bancas (Solidariedade).
As demissões ocorrem dez meses após o rompimento político do parlamentar com o grupo governista. Márcio das Bancas deixou a base aliada de Helder Carvalho após, segundo ele, ter reivindicações de seu gabinete não atendidas pelo Executivo Municipal.
Desde então, o vereador passou a alinhar-se a lideranças políticas da oposição, declarando apoio ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas) para Governador, a Johnny Bezerra (PSB), pré-candidato a deputado federal, e ao pré-deputado estadual Athayde Diniz (Republicanos) — nomes que divergem dos candidatos apoiados pelo prefeito de Sousa para as eleições de 2026.
A saída dos dois integrantes da Guarda Municipal é vista como uma decisão natural dentro do novo cenário político local, demonstrando o distanciamento definitivo entre o vereador e a administração municipal.
Fontes ligadas ao governo informaram ao Portal REPORTERPB que o ex-comandante da Guarda Municipal, Rildo Batista, foi sondado para reassumir o cargo. Rildo já havia comandado a corporação durante a gestão do ex-prefeito Fábio Tyrone e é considerado um nome de confiança do grupo governista.
As exonerações marcam mais um capítulo do realinhamento político em Sousa, em meio às movimentações que antecedem o período pré-eleitoral.
Por Pereira Júnior

Para ler no celular, basta apontar a câmera



