Sousa/PB -

Extras

Rio de Janeiro receber até quarta encontro sobre clima e energia

Rádio Agência

03/11/2025 às 12:33

Tamanho da Fonte

A uma semana do início da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém, no Pará, a cidade do Rio de Janeiro sedia uma série de encontros sobre clima, energia e inovação. Estarão reunidos investidores, lideranças globais, organizações internacionais e representantes do setor privado e da sociedade civil.

O Fórum de Líderes Locais da COP30, com a participação de mais de 300 prefeitos e governadores de todo o mundo, começou às 9h30 da manhã, no Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo, zona sul carioca.

A agenda inclui a abertura da Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, o maior encontro global de cidades comprometidas com a ação climática e que acontece a cada três anos. A conferência vai destacar exemplos concretos de ação climática local, mobilizar novos recursos de financiamento e alinhar as iniciativas urbanas às metas globais — como triplicar a produção de energia renovável até 2030, melhorar a saúde pública e reduzir as emissões de gases poluentes.

No dia 5, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, região central da cidade, o príncipe William, herdeiro do trono britânico participa, nesta primeira visita oficial ao Brasil, da entrega do Earthshot Prize 2025, considerado o “Oscar da Sustentabilidade”. A premiação vai distribuir R$ 6,5 milhões a cinco soluções ambientais inovadoras.

Como parte dos eventos, o prefeito do Rio, Eduardo Paes,  inaugurou, neste domingo (2), o Solário Carioca, uma usina com mais de 9 mil placas solares, de 700 watts cada uma, responsáveis por converter a luz do sol em eletricidade o suficiente para fornecer energia para cerca de cem escolas municipais por dia. As experiências, parcerias e uma agenda climática subnacional unificada serão levadas às negociações globais da COP30.

2:22

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera