15/08/2025 às 14:27
Senador, Veneziano Vital do Rego ‧ Foto: divulgação
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) teria iniciado articulações políticas internas para conquistar o segundo voto útil na cidade de Sousa.
Emissários já teriam visitado o município, iniciando conversas com interlocutores do prefeito Helder Carvalho (PSB) em busca de entendimento.
Em 2018, o senador obteve mais de 18 mil votos em Sousa. À época, segundo palavras do então prefeito Fábio Tyrone, esses votos não custaram sequer “uma água mineral” a Veneziano. A ligação política entre os dois era amistosa até o episódio envolvendo Tyrone e a filha do ex-prefeito Salomão Gadelha.
Na ocasião, Veneziano teria se pronunciado contra o aliado político, o que azedou a relação. O tempo passou e, agora, na busca pela reeleição, Veneziano precisa novamente dos votos úteis de Sousa. Apesar de ter se aproximado politicamente do ex-prefeito André Gadelha, adversário de Tyrone, o senador parece ignorar essa peculiaridade e pretende reacender a aproximação com Tyrone, que é pré-candidato a deputado federal.
Veneziano já declarou à imprensa que não “faz política olhando pelo retrovisor”.
O prefeito de Sousa, Helder Carvalho, apoia o governador João Azevêdo para o Senado e pode destinar o segundo voto a Nabor Wanderley, pai do deputado federal Hugo Motta, hoje um aliado importante no município.
Na política, há de tudo — inclusive nada.
Tenho dito,
Pereira Júnior
Para ler no celular, basta apontar a câmera