15/08/2025 às 16:00
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) emitiu alerta a candidatos que disputaram as Eleições 2024 sobre golpes que circulam por aplicativos e e-mails, envolvendo supostas cobranças ligadas a pendências de campanha. Entre as fraudes estão pedidos de pagamento para “dar baixa” no CNPJ eleitoral e a cobrança inexistente de uma “contribuição confederativa assistencial” no valor de R$ 198,95.
Segundo o órgão, não existe qualquer taxa para cancelamento de CNPJ de campanha, procedimento que é realizado automaticamente pela Receita Federal no fim do ano eleitoral. O coordenador de Gestão da Informação do TRE-PB, Wellington Alves, reforçou que mensagens desse tipo configuram golpe.
O assessor de Contas Eleitorais e Partidárias, André Cabral Teles, destacou que multas ou devoluções de recursos ao Tesouro Nacional são comunicadas apenas por notificações formais no processo de prestação de contas e devem ser pagas exclusivamente via Guia de Recolhimento da União (GRU), emitida no site do Tesouro Nacional.
O TRE-PB orienta que mensagens suspeitas não sejam respondidas, nem tenham links acessados ou anexos abertos. Casos devem ser encaminhados ao Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral do TSE.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera