15/08/2025 às 12:41
O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de oito aliados por suposta tentativa de golpe de Estado começará em 2 de setembro. A decisão atende a pedido do ministro Alexandre de Moraes.
Para a análise do caso, Zanin convocou sessões extraordinárias nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, sempre no período da manhã, além de sessões ordinárias nos dias 2 e 9 à tarde. O julgamento será presencial e envolverá não apenas Bolsonaro, apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como líder do plano, mas também integrantes do chamado núcleo central da trama.
Entre os réus estão o ex-ministro Walter Braga Netto, único preso do grupo; o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, delator do caso; e ex-ministros como Paulo Sérgio Nogueira, Augusto Heleno e Anderson Torres. A PGR sustenta que o grupo articulou medidas para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições de 2022, incluindo a elaboração de decretos e a mobilização de militares.
As defesas apresentaram alegações finais nesta semana, alegando ausência de provas que vinculem os acusados à execução de um golpe. Caberá aos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Flávio Dino decidir pela condenação ou absolvição. Caso haja pedido de vista, o julgamento poderá ser adiado em até 90 dias.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera