Sousa/PB -
História

Biografia do pecuarista e líder político de Vieirópolis, Teté de Sebasto

EM 1982 foi candidato a vice-prefeito em Sousa tendo como companheiro de chapa Dr. João Estrela

Da Redação Repórter PB

24/08/2021 às 16:35

Imagem

Tamanho da Fonte

O pecuarista e líder político de Vieirópolis, José Vieira Pinto (Teté de Sebasto), nasceu em fevereiro de 1942. É  casado com a Sra. Antônia Vieira Lins. Desta união nasceram seis  filhos sendo dois homens e quatro mulheres.


Teté de Sebasto é  filho do saudoso pecuarista Sebastião Vieira Lins (Sebasto Vieira) e Dona Mariinha "in memoriam".

É primo do saudoso ex-prefeito de Bacabal-MA e ex-deputado federal, José Vieira Lins (Zé Vieira) e da primeira prefeita constitucional de Vieirópolis,  Santa Oliveira de saudosa memória.

É sogro do empresário Rivan Estrela, proprietário da empresa Transportes Estrela estabelecida no Município de  São Miguel dos Campos no Estado Alagoas.

No pleito de 1976, José Vieira Pinto disputou o cargo de vereador no Município de Sousa pelo MDB.

Na eleição de 1982, Teté de Sebasto disputou o cargo de vice-prefeito no Município de Sousa pelo PMDB2 tendo  como companheiro de chapa o líder político e advogado, João Marques Estrela e Silva (Dr. João Estrela). Obtiveram 5.987 votos, ou seja, 24,22% dos votos válidos.

Na primeira eleição do Município de Vieirópolis em 1996, José Vieira Pinto disputou o cargo de prefeito pelo PFL tendo como candidato  a vice-prefeito o pecuarista e atual vereador, Francisco Emídio de Abrantes (Tico  de Neco). Obtiveram a expressiva votação de 1.268  votos, isto é, 45,22% dos votos válidos.

Teté de Sebasto exerceu o cargo de Secretário Municipal de Obras no Governo Marcos Pereira.

Ele é membro das tradicionais famílias Vieira e Pinto.

O clã dos Vieira, inicialmente composto de oito irmãos: Antônio Vieira, Raquel Vieira, Manoel Nascimento, José (Zeca) Vieira, Joaquim (Kinô) Vieira, Constantina Vieira e Maria (Dona Torô) da Coneceição. Dos casamentos entre primos de primas formou-se a grande família dos Vieira de Serra Branca. Eram senhores de grandes rebanhos, alambiques, bolandeiras de descaroçar algodão e de casas de farinha. Eram detentores do poder político local. Um dos Vieira, apelidado de Hermenegildo iniciou em 1938 a construção da Igreja de Senhora Sant’Ana. Nos dia 25 de julho de 1940 foi inaugurada a Igreja do então povoado de Serra Branca.

Teté de Sebasto  tem uma larga folha de serviços prestados ao então Distrito de Serra Branca quando este pertencia a Sousa.

Ele tem uma história proba, digna e honrada.   É  um apaixonado pela família, pela pecuária  e pela política. Teté de Sebasto é  uma das reservas morais de Vieiropólis e região.


Abdias Duque de Abrantes

Advogado, jornalista e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.