21/08/2025 às 19:59
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional da Rede de Urgência e Emergência (RUE), realizou nesta quinta-feira (21) à tarde, na sede da SES, a abertura institucional de alinhamento do “1º Curso de Qualificação Médica em Regulação de Urgência do Samu 192”, que acontecerá nesta sexta-feira (22) e sábado (23) - em parceria com o Ministério da Saúde -, no Hospital da Mulher, na capital. O evento contou com a participação da área técnica da Secretaria e dos representantes do Ministério que serão os facilitadores do curso.
O curso tem como objetivo fortalecer a atuação dos médicos reguladores, responsáveis por organizar e definir o fluxo dos atendimentos em situações de urgência e emergência. A regulação médica é considerada uma etapa essencial para garantir que cada paciente receba o cuidado adequado, no tempo correto e no serviço de referência mais indicado, otimizando recursos e salvando vidas.
De acordo com a gerente operacional da Rede de Urgência e Emergência da SES, Priscilla Farias, a qualificação representa um marco para a saúde pública paraibana. “A regulação médica é um processo que exige decisões rápidas, técnicas e éticas. Ao investir na formação desses profissionais, estamos assegurando uma regulação mais segura e eficiente, com impacto direto na qualidade do atendimento prestado à população”, disse.
Priscilla Farias adiantou que o curso vai reunir 42 médicos das sete Centrais de Regulação do estado. “Com esse curso a Paraíba dá um salto na qualificação dos profissionais. Além disso, a gente vai conseguir integrar as sete Centrais de Regulação de Urgência no Estado da Paraíba, proporcionando um atendimento em tempo hábil, beneficiando o usuário do SUS”, disse.
Conforme a gerente executiva de Atenção à Saúde (Geas), Izabel Sarmento, o curso visa qualificar as Centrais de Regulação da Paraíba, seguindo a Política Nacional da Rede de Urgência e Emergência. “Com o curso, a Paraíba se torna pioneira nessa iniciativa que busca tornar a regulação do Samu mais ágil e qualificada, garantindo atendimento oportuno aos usuários em situação de urgência e emergência”, destacou.
Para a consultora técnica da Coordenação Geral de Urgências e atualmente ponto focal para as articulações das políticas públicas da Central de Regulação de Urgências do Ministério da Saúde, Claudete da Silva, o curso é de suma importância na estratégia de otimização acerca do acesso em tempo oportuno às nossas portas de urgências. “Trazendo a qualificação para os profissionais que atuam dentro das Centrais de Regulação de Urgências é dizer que nós estamos qualificando o serviço que será prestado através da classificação de risco adequada desse paciente através da otimização do processo de assistência e do processo de otimização de oferta do recurso adequado conforme a complexidade e a necessidade desse usuário”, destacou.
De acordo com a programação do curso, nesta sexta-feira (22) pela manhã, haverá a abertura oficial e a primeira aula intitulada “Regulação Médica de Urgência - Módulo I”. À tarde, será abordada a “Regulação Médica de Urgência - Módulo II”. No sábado (23), acontecerá o Módulo III: Regulação Médica de Urgência, com encerramento e síntese do Curso, com atividades finais (construção coletiva da Carta de Encaminhamentos; consolidação de propostas e recomendações para o fortalecimento das Centrais de Regulação no Estado).
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera