13/08/2025 às 20:48
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), numa ação integrada entre a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e a Rede Cuidar, promove o “Treinamento Regional da Rede Cuidar”, para profissionais da Atenção Hospitalar da 3ª Macrorregião de Saúde, que compreende os municípios do Sertão e Alto Sertão do estado.
Com o tema "Integrando a Rede de Atenção à Saúde com as Linhas de Cuidado da Rede Cuidar e com a transformação digital", o evento acontece nesta quarta-feira (13), em Cajazeiras, na Escola Clínica da Faculdade Santa Maria; em Sousa, nesta quinta-feira (14), no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e em Patos, na sexta-feira (15), no auditório da Escola Técnica ECISA. Nos três dias, a oficina ocorrerá das 8h às 17h.
A coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, destacou que, durante as oficinas, será feita uma avaliação das ações das salas de telecuidado existentes em todas as regiões. “Os médicos, pediatras e clínicos vão estar com a gente nessa qualificação. Uma das ações são os ecocardiogramas de triagem que vão qualificar a triagem da cardiopatia congênita, treinando mais pessoas para fazer o exame e a ultrassom do coração. A gente vai avaliar as crianças, presencialmente, para analisar como a equipe local está cuidando delas, junto à telemedicina, e entender se existe alguma fragilidade para tentar resolver”, explicou.
Juliana disse ainda que as equipes serão qualificadas com relação à assistência à saúde da mulher nos hospitais e também à estratificação de risco na atenção básica das gestantes, pensando nas intervenções relacionadas à diminuição da morte materna. “Mais uma atividade que está atrelada às ações de diminuição da mortalidade materna é o treinamento focado no funcionamento, na atenção básica, da colocação do DIU pela enfermagem. A gente está com a equipe de professores e preceptores que vão habilitar a equipe de enfermagem da região para a colocação de DIU e a gente vai sedimentar isso para que seja contínua a inserção de DIU nessa região, colaborando com a melhora no funcionamento do planejamento familiar e a necessidade da mulher programar a gravidez de forma racional e com qualidade”, informou.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Telessaúde, Anne Cybelle Alves, esses treinamentos serão realizados, simultaneamente, na Atenção Primária à Saúde (APS), na média e alta complexidade. “A iniciativa visa qualificar os profissionais no fluxo de atendimento da Rede Cuidar garantindo acesso à assistência remota nas linhas de cuidado de ginecologia e obstetrícia, pediatria e cardiopediatria. Objetiva ainda dar continuidade nas ações de capacitação e qualificação das equipes da Rede Cuidar que atuam nos polos de referência nas três macrorregiões de saúde, visando garantir a assistência segura e eficaz aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba”, disse.
No próximo mês de setembro, a mesma qualificação será ofertada para os profissionais de saúde da segunda Macro (Campina Grande) e no mês de outubro, para a primeira Macro (João Pessoa).
SUS Digital - O SUS Digital visa ampliar o acesso da população aos serviços e ações de saúde, com ênfase na integralidade e resolubilidade do atendimento médico. O Programa abrange áreas como telessaúde, teleassistência, telediagnóstico, teleducação, inovação, monitoramento e avaliação de dados, sistemas de informação, plataformas e desenvolvimento de aplicativos. A Paraíba foi o primeiro estado a atingir 100% de adesão dos municípios ao programa. Conseguiu esse feito por meio da parceria entre o Ministério da Saúde, Governo Estadual e a Secretaria Nacional de Saúde Digital.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera