Sousa/PB -
Procedimento

Hospital Metropolitano avança na qualidade assistencial com raio-X odontológico digital

Incorporado à rotina hospitalar, o equipamento garante mais agilidade e precisão nos diagnósticos, reduz a exposição dos pacientes à radiação e reforça a segurança no cuidado prestado.

Por Redação do Reporterpb

04/08/2025 às 18:30

Imagem Hospital Metropolitano avança na qualidade assistencial com raio-X odontológico digital

Hospital Metropolitano avança na qualidade assistencial com raio-X odontológico digital ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

Referência em procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia, neurologia e endovascular, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires passou a contar com um novo aliado na assistência: o raio-X odontológico digital. Incorporado à rotina hospitalar, o equipamento garante mais agilidade e precisão nos diagnósticos, reduz a exposição dos pacientes à radiação e reforça a segurança no cuidado prestado.
 
Com a conclusão do treinamento técnico das equipes, dividido em duas etapas, o exame já começou a ser utilizado na rotina hospitalar. A formação teórica foi realizada remotamente no dia 24 de julho, abordando os fundamentos da radiologia digital odontológica, enquanto a etapa prática ocorreu no último dia 31, no auditório da unidade, reunindo profissionais e estudantes para vivenciar o uso do equipamento no contexto clínico, com foco na análise das imagens em um cenário real de aplicação hospitalar.
 
A capacitação foi ministrada por Jordana Decker, cirurgiã-dentista e especialista em Odontologia para pacientes especiais e mestra em Clínica Odontológica, e por Eduarda de Araújo, odontóloga, mestra em Ciências Odontológicas e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO-PB). “O RX digital é uma ferramenta essencial que oferece rapidez, qualidade de imagem e menor exposição à radiação. Treinar os profissionais que atuam no ambiente hospitalar é fundamental para garantir segurança e eficiência no cuidado odontológico”, destacou Jordana Decker. 
 
De acordo com a cirurgiã-dentista, o curso capacitou os profissionais para atender pacientes em terapia intensiva e enfermarias com a melhor capacidade diagnóstica. “Trabalhamos com o sistema digital de radiografias odontológicas pediátricas para trazer ganhos tanto para os pacientes quanto para o hospital, especialmente com a diminuição de custos. Isso representa um avanço significativo para a Odontologia e para toda a instituição”, frisou Jordana.
 
Segundo a cirurgiã-dentista Raíres Rodrigues, responsável técnica pela Odontologia no hospital, a introdução do novo recurso amplia a resolutividade do serviço: “Com essa nova tecnologia, conseguimos oferecer mais conforto e segurança ao paciente, além de aumentar a assertividade nos diagnósticos odontológicos dentro da unidade. Em muitos casos, conseguimos evitar a realização de exames mais complexos, como a tomografia, o que agiliza o processo terapêutico e reduz riscos”, explicou.
 
Para a diretora geral do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie, o investimento em tecnologia e qualificação das equipes é essencial para fortalecer a assistência. “Por ser portátil e de fácil manuseio, o equipamento pode ser levado até o leito, beneficiando especialmente pacientes em terapia intensiva ou com mobilidade reduzida. Além disso, a tecnologia digital permite análise imediata das imagens e reduz custos com insumos e repetição de exames", destacou. A iniciativa reforça o compromisso do hospital, gerenciado pela Fundação PB Saúde, com um cuidado resolutivo, eficiente e humanizado.
 
Mais sobre o serviço - Os pacientes que são atendidos no Hospital Metropolitano chegam à unidade por meio da central de regulação para realizar procedimentos de alta complexidade em cardiologia, neurologia e endovascular. Nas admissões diárias dos pacientes cardíacos, é solicitado o parecer do dentista, uma vez que para se realizar a cirurgia é necessária uma saúde bucal em dia, a fim de evitar riscos de infecções. A equipe também realiza atendimento por meio de busca ativa nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neurológica e outras. Quando necessário tratamento odontológico, este é realizado em beira leito ou em bloco cirúrgico.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.