Sousa/PB -
copa

Paraíba sediará Copa do Mundo de Paraquedismo em 2027, liberação de apoio foi assinada em Sousa

Evento internacional acontecerá no novo Aeroclube Gov. José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu, e reunirá atletas de mais de 50 países

Da Redação Repórter PB

04/08/2025 às 12:21

Imagem A primeira Copa do Mundo de Paraquedismo no Brasil será na Paraíba

A primeira Copa do Mundo de Paraquedismo no Brasil será na Paraíba ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

A Copa do Mundo de Paraquedismo será realizada na Paraíba em agosto de 2027, com sede no Aeroclube Governador José Targino Maranhão, no município de São Miguel de Taipu. Será a primeira vez que o Brasil, e o Nordeste, receberão a maior competição do esporte no mundo.

O evento internacional marca um feito inédito: pela primeira vez na história, o Brasil será sede da Copa do Mundo de Paraquedismo, promovida pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI). A cidade escolhida foi São Miguel de Taipu, a 40 km da capital João Pessoa, que abrigará a competição no moderno Aeroclube Gov. José Targino Maranhão, inaugurado em 2024 e com infraestrutura completa para grandes eventos esportivos.

A competição reunirá mais de mil atletas representando mais de 50 países nas principais modalidades do paraquedismo: Formação em Queda Livre (FQL), Freefly, Wingsuit, Swoop, Indoor e Clássico. O evento também será uma grande vitrine para o Brasil e para a Paraíba, com cobertura da mídia especializada internacional.

A organização é da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), com realização do Comitê Aerodesportivo do Brasil (CAB) e da Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq). O comitê organizador é composto por três nomes de referência nacional no esporte:

. Uellinton Mendes – Presidente do CAB e ex-presidente da CBPq, com mais de 30 anos de experiência.
. Nelson Silva – Presidente da CBPq, com longa trajetória em competições esportivas.
. Carmem Pettenà – Especialista em eventos de grande porte e paraquedismo militar.

Antes da Copa, o Aeroclube sediará dois eventos preparatórios: o Campeonato Brasileiro de Paraquedismo em 2025 e o Campeonato Sul-Americano em 2026, consolidando a Paraíba como novo centro de esportes aéreos no Brasil.

“A Copa do Mundo vai além do esporte: é uma vitrine internacional de turismo, desenvolvimento e visibilidade para a Paraíba”, afirmou Uellinton Mendes.

A expectativa é de geração de emprego, fomento à economia local e atração de investimentos públicos e privados. As cotas de patrocínio e os acordos de mídia já estão sendo articulados, visando transformar o evento em um marco inesquecível para o país.

No dia 03 de julho, na ocasião da presença do Governador, João Azevedo em Sousa para audiência da ODE, o paraquedista, Sousense, Dinart Fernandes, conseguiu assinatura do Chefe do Executivo Estadual a liberação do evento no Estado da Paraíba.

LEIA MAISSousense, Dinarte Fernandes consegue assinatura do Governador à Paraíba sediar Mundial de Paraquedismo

Fonte: Alessandra Lontra/Ascom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.