04/08/2025 às 10:40
Será inaugurado nesta terça-feira (05) o Hospital da Mulher Dona Creuza Pires, em João Pessoa. O complexo, que contemplou a Maternidade Frei Damião, conta com mais de 200 leitos, salas de parto humanizado, Centro de Imagem e uma estrutura completa para atendimentos médicos clínicos e de urgência. Em 2018, no segundo mandato como deputado federal, enquanto coordenador da bancada paraibana, o deputado Wilson Filho (Republicanos) foi responsável por garantir uma emenda de quase R$40 milhões para a construção do hospital.
“É motivo de muita alegria para minha trajetória política, ter contribuído com a construção de um Hospital desta magnitude, que será um verdadeiro divisor de águas no atendimento especializado em saúde da mulher na Paraíba. Acompanhei as obras de perto, fiz várias visitas e ver esse sonho concretizado e pronto para atender as paraibanas, é extremamente gratificante. Estou ansioso para, ao lado do governador João Azevêdo, entregar essa obra grandiosa, que será referência para a saúde pública do país. Importante destacar também a iniciativa do governador de construir um hospital como esse, algo nunca realizado na saúde do nosso estado”, destacou Wilson Filho.
Com 14 mil metros quadrados, a unidade será referência no atendimento especializado em ginecologia, obstetrícia, mastologia, além de urgência e emergência 24h. O hospital conta ainda com Banco de Leite Humano, Casa de Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), unidades de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico Obstétrico, além de diversas outras áreas especializadas para atendimento de mulheres, bebês e lactantes. O espaço atenderá não apenas a capital, mas também toda a Região Metropolitana de João Pessoa, com foco na saúde da mulher e na assistência de qualidade desde o parto até os cuidados pós-natais.
No mês de julho os atendimentos no ambulatório do hospital já começaram a acontecer. O investimento total da obra foi de R$120 milhões e a unidade atenderá as especialidades de obstetrícia, ginecologia, mastologia, além de disponibilizar um centro diagnóstico e de imagem de alta resolução, passando a cuidar da saúde integral da mulher em todos os ciclos da vida, tanto na assistência hospitalar como também na ambulatorial, com serviços de prevenção e orientação integrais. O hospital também será referência para atendimento às vítimas de violência sexual, contando ainda com Unidade de Terapia Intensiva (adulto e neonatal), unidade de cuidado intermediário (adulto, convencional e canguru), totalizando 203 leitos.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera