31/07/2025 às 10:45
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba registrou, na última quarta-feira (30), no litoral e sertão paraibano, na BR-230, três ocorrências distintas em cerca de 8 horas. As ações resultaram na identificação de uma motocicleta adulterada, no flagrante de maus-tratos a um pássaro e na retirada de circulação de um revólver e munições.
Em Patos, no sertão paraibano, no km 336, por volta das 08h, policiais rodoviários federais identificaram mais uma motocicleta com sinais de adulteração de sinal identificador. Durante uma vistoria de rotina no pátio da empresa Leilões-PB, responsável pela guarda de veículos apreendidos e recolhidos após sinistros de trânsito, foi constatado que uma motocicleta Honda CG 150 Titan ES, de cor vermelha, apresentava indícios evidentes de adulteração. Diante da constatação do crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, a motocicleta foi encaminhada à Delegacia da Polícia Judiciária, por onde passará pelos trâmites legais cabíveis.
Já no município de Alhandra, litoral sul paraibano, no km 107, por volta das 15h31, uma equipe da PRF abordou uma motocicleta Honda Biz 125, de cor branca. O condutor, um homem de 23 anos, tentou desviar da fiscalização, mas foi parado. Durante a abordagem, os policiais constataram que ele não possuía CNH e que o licenciamento do veículo estava vencido. Ao notar uma gaiola vazia na moto e questionar o condutor, foi encontrado um pássaro conhecido como “Azulão” (Cyanocompsa brissonii), sem anilha, escondido em uma caixa pequena, enrolado em uma camisa, no “porta-treco” sob o assento, sem ventilação e iluminação. O homem, que não possuía registro no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS) do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, informou ter ganhado a ave do sogro e que a levava de João Pessoa, capital paraibana, para Caaporã–PB. Diante da situação, o condutor foi autuado por maus-tratos a animais (Lei de Crimes Ambientais) e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), onde se compromete a comparecer em juízo quando solicitado. O pássaro, a gaiola e a caixa de transporte foram apreendidos e entregues à Polícia Militar Ambiental para as providências cabíveis.
Também no município de Alhandra, e no mesmo local da ocorrência anterior, cerca de 30 minutos após a última ação, uma equipe da PRF abordou uma motocicleta Honda Pop 110 de cor branca. Ao solicitar os documentos, os policiais constataram que o condutor, um homem de 22 anos, além de não possuir CNH, demonstrou bastante nervosismo. Sendo verificado que ele possui antecedentes criminais e é suspeito de integrar uma facção criminosa. Durante uma busca em sua mochila, foi encontrado um revólver calibre .38 com seis munições (quatro intactas e duas deflagradas). O homem alegou estar levando a arma para Campina Grande, agreste paraibano. Diante dos fatos, ele foi detido pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária para as providências legais cabíveis.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera