26/09/2025 às 16:30
Em breve, o Governo da Paraíba vai entregar mais três Condomínios Cidade Madura, programa habitacional que integra as políticas públicas voltadas para pessoas idosas e são referência no país, tendo servido de modelo para vários estados. Os novos residenciais estão sendo construídos nas cidades de Catolé do Rocha e Conceição, no Sertão do Estado; e em Sapé, na Zona da Mata Paraibana – este último a previsão de entrega é 2026. O objetivo é garantir que mais idosos na Paraíba tenham acesso à moradia adequada, lazer e convívio social.
No mês de julho o governador João Azevêdo entregou o nono condomínio Cidade Madura, localizado no município de Mamanguape, no Litoral Norte, que se somou aos já existentes nas cidades de João Pessoa, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, Sousa, Patos, Monteiro, Bayeux.
Os Condomínios Cidade Madura têm por objetivo promover o acesso à moradia digna para pessoas idosas, além de equipamentos para a convivência social e lazer. Cada condomínio é dotado de 40 unidades habitacionais, que seguem as normas de acessibilidade para o público idoso. Cada edificação abriga de duas a cinco unidades e contempla as necessidades das pessoas idosas, inclusive cadeirantes, como rampas de acesso, acessibilidade no interior das residências e nos banheiros.
Os residenciais dispõem de um Núcleo de Assistência à Saúde com sala de enfermaria e sala de curativos, com o objetivo de prestar assistência básica e preventiva; Centro de Vivências, que é utilizado para a realização de diversas atividades de socialização; pista de caminhada e a academia de saúde, que visam proporcionar à pessoa idosa uma melhor qualidade de vida; e uma horta comunitária com o objetivo de promover a colaboração e a socialização entre as pessoas idosas. Além disso, dispõem ainda de segurança 24h por dia.
O residencial Cidade Madura é uma iniciativa de caráter intersetorial, envolvendo a Companhia Estadual de Habitação Popular e as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano, Educação, Saúde e a de Segurança Pública e Defesa Social, na sua execução.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera