Sousa/PB -
Audiência

ALPB debate ações em defesa de pessoas com lúpus, fibromialgia e doenças raras

Cida Ramos reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa em trabalhar em prol da inclusão e proteção das pessoas acometidas por Lúpus, Fibromialgia e Doenças Raras.

Da Redação Repórter PB

22/05/2025 às 06:30

Imagem Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Comissão de Direitos Humanos, realizou, nesta quarta-feira (21), audiência pública para debater políticas públicas mais eficientes e inclusivas para o diagnóstico, tratamento, acompanhamento e garantia de direitos das pessoas acometidas por Lúpus, Fibromialgia e Doenças Raras. O evento, proposto pela deputada Cida Ramos, reuniu especialistas no assunto, entidades civis e pessoas portadoras de necessidades especiais.

“Essas pessoas clamam para que as ações, os serviços e os programas tragam resultados. A Assembleia tem feito o seu papel de promover projetos e debates como o de hoje, e este evento é para ecoar esse grito e garantir que possamos tirar encaminhamentos que efetivem leis já existentes, inclusive de nossa autoria”, destacou a deputada Cida Ramos.

"A audiência pública foi um passo importante para promover a voz das pessoas afetadas por essas condições e buscar soluções concretas que melhorem suas vidas e garantam seus direitos", a crescentou a deputada.

Durante a audiência, o médico Alexandre César ressaltou a necessidade de um olhar mais atento para as pacientes com fibromialgia. “Esses pacientes precisam de uma atenção diferenciada e são estigmatizados ao longo do tempo. Precisamos quebrar esse paradigma. Um paciente com fibromialgia requer atenção multidisciplinar, incluindo psiquiatras e reumatologistas. Reconhecer a fibromialgia como uma deficiência é crucial para entender que esses pacientes precisam de atenção prioritária”, explicou.

Fernanda Silva, presidente da Associação dos Fibromálgicos da Paraíba, também fez um apelo por melhores condições. “A questão do reconhecimento como Pessoas com Deficiência (PCD) é fundamental. Precisamos que o governo alinhe esforços junto às prefeituras para garantir que nossos atendimentos tenham mais qualidade”, enfatizou.

Cida Ramos reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa em trabalhar em prol da inclusão e proteção das pessoas acometidas por Lúpus, Fibromialgia e Doenças Raras.

Também participaram da audiência os vereadores de João Pessoa, Guga Moov Jampa, Marcos Henrique e Tarcísio Jardim; a conselheira Estadual da OAB-PB, Patrícia Apolinario; a secretária de Saúde de Duas Estradas, Geveralda Farias; e a superintendente estadual do Ministério da Saúde, Joelma Lira.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.