Sousa/PB -
Campina Grande

SES e PRF realizam ação de saúde preventiva com caminhoneiros no interior da Paraíba

O 2º Comando de Saúde Preventivo teve o objetivo de informar aos motoristas profissionais sobre parâmetros e cuidados com a saúde.

Da Redação Repórter PB

16/09/2019 às 19:00

Imagem Ação

Ação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta segunda-feira (16), uma ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Unidade Operacional de Santa Terezinha, próximo à Campina Grande. O 2º Comando de Saúde Preventivo teve o objetivo de informar aos motoristas profissionais sobre parâmetros e cuidados com a saúde.

No local, enquanto a equipe da PRF solicitava a parada dos veículos para fiscalização, os caminhoneiros eram encaminhados para uma palestra sobre prevenção de acidentes de trânsito. A chefe do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, explica que a ação foca nos motoristas profissionais e faz parte do programa Vida no Trânsito, que é um alerta para o número de acidentes.

“Falamos também sobre leitos ocupados em hospitais, a mutilação de jovens por conta de acidentes nas estradas e também sobre segurança no trânsito, como a questão do uso obrigatório de cinto de segurança e uso inadequado de bebidas para se manter acordado. Queremos conscientizar as pessoas e provocar uma mudança no comportamento”, pontua.

Além da fiscalização e da palestra, também foram ofertados serviços de promoção de saúde. Na ocasião, os caminhoneiros passaram por inspeção de Tuberculose e Hanseníase, testes rápidos de HIV e Hepatites Virais, verificação da pressão arterial, teste de glicemia e orientações psicológicas. Os participantes da ação puderam fazer uma avaliação da saúde bucal e do índice de massa corporal. Vacinas também foram ofertadas no local.

“Essa é a oportunidade que muitos têm de cuidar da saúde, já que vivem na pressa para cumprir com os prazos estabelecidos na entrega das cargas. Enquanto estão passando pela fiscalização obrigatória, também estão usufruindo desse momento. A aceitação foi muito boa, eles foram bastante participativos”, completa Gerlane.

Participaram da ação, além da SES e da PRF, a Secretaria Municial de Saúde de Campina Grande e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) de Campina Grande.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.