Sousa/PB -
Agosto Dourado

Saúde inaugura mais uma Sala de Apoio à Amamentação

A Sala de Apoio à Amamentação funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h da manhã às 22h, com suporte dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fonoaudiologia.

Por Redação do Reporterpb

26/08/2025 às 21:18

Ads 970x250
Imagem Saúde inaugura mais uma Sala de Apoio à Amamentação

Saúde inaugura mais uma Sala de Apoio à Amamentação ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

Roanny Silva dos Santos, 22, está no segundo período do curso de Farmácia, no Unipê. Ela tem que conciliar a ida para faculdade, todas as noites, da cidade de Mamanguape, onde mora, com a criação da filha de sete meses, que está amamentando. Por conta dessa correria, estava pensando em trancar o curso, decisão que passou a repensar na manhã desta terça-feira (26), quando foi inaugurada a Sala de Apoio à Amamentação, no Centro de Vivências - EVA - da instituição onde estuda. 

“Era muito corrido pra mim porque, quando chegava em casa, quase meia-noite, ela já estava dormindo e eu não tinha como amamentar. Agora, com a Sala, não só posso armazenar o leite pra ela - de forma segura e com qualidade -, mas até fazer doação”, comemorou. 

A diretora-geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, destacou que esse sentimento despertado na aluna vem da necessidade que as empresas têm em ofertar um ambiente adequado para que suas puérperas possam amamentar seus filhos. “As Salas de Apoio vêm, justamente, trazer essa questão da sustentabilidade para a amamentação e apoiar as mulheres em diversos contextos, porque quando a mulher sai do âmbito domiciliar - após a licença-maternidade -, ela precisa ter esse apoio dos órgãos públicos, das empresas, de todo mundo, para que consiga continuar amamentando”, pontuou. 

Thaíse informou que, além do Unipê, há Salas de Apoio à Amamentação no Ministério Público do Trabalho, Faculdade Uniesp e nas empresas Energisa e Indaiá. Todas elas contam com a parceria do Banco de Leite Anita Cabral. “Nós temos uma equipe de tutores qualificados, inclusive, pelo Ministério da Saúde, para dar suporte às empresas, aos locais de trabalho, para a gente poder dar essa orientação de como estruturar as Salas de Amamentação. Além disso, esses locais funcionam também com importantes aliados na doação de leite, ato tão nobre que vem de forma comprovada, salvando a vida de várias crianças”, disse.  

A nova Sala de Amamentação será coordenada por Keyth Sulamita, que também coordena os cursos de Enfermagem e Nutrição do Unipê. “O apoio do Estado vem sendo primordial para, junto com a nossa instituição de ensino, ofertar este espaço que vem fortalecer a política de alimentação da criança nos primeiros anos de vida, garantir a equidade da mulher no trabalho e uma alimentação adequada para a mãe que amamenta e para o filho que recebe o leite”, disse. 

A professora de Nutrição Mariana Dantas ficou emocionada durante a inauguração por dois motivos: ela é uma das docentes de Nutrição que lutou para a instalação do espaço e mãe de Ravi, de 1 ano e oito meses, o qual está amamentando. “Estou muito feliz com essa conquista, mas não foi fácil chegar até aqui. A gente tem muitos desafios no sentido de ter apoio da família; de ter segurança para amamentar de forma que a criança se sinta acolhida. Então ela precisa também sentir esse vínculo com a mãe. Antes de chegarmos a essa Sala, já tivemos uma rede também de compartilhamento, de conversas. Então, enquanto mulheres e mães que somos, a gente consegue estender, não só para a sala de aula, mas também para o âmbito laboral, junto com as demais colaboradoras, compartilhando as nossas experiências; as nossas dificuldades; os nossos saberes e a importância dos saberes nesse processo”, frisou.

A Sala de Apoio à Amamentação funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h da manhã às 22h, com suporte dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fonoaudiologia.

A doação de leite humano pode ser realizada em qualquer fase da amamentação, basta que a mulher esteja saudável e tenha excesso de leite. Para doar não é necessário sair de casa. O contato pode ser realizado pelo WhatsApp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do Instagram @bancodeleite.anitacabral. Uma equipe é enviada ao domicílio da mãe, orienta como deve ser feita a ordenha, entrega todos os materiais necessários e retorna semanalmente para recolher o leite acumulado.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.