Sousa/PB -
Programa

Programa de Piscicultura faz entrega de 100 mil alevinos a produtores rurais durante a 2ª Expo Riacho

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, enfatiza a importância da entrega de alevinos para os produtores rurais por meio do Programa de Piscicultura.

Da Redação Repórter PB

16/08/2025 às 21:55

Imagem Entrega de 100 mil alevinos a produtores rurais

Entrega de 100 mil alevinos a produtores rurais ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Cerca de 100 mil alevinos foram distribuídos pelo Governo da Paraíba para produtores rurais de Riacho dos Cavalos e municípios vizinhos, no Sertão paraibano, na manhã deste sábado (16), durante a programação da 2ª Expo Riacho. A entrega foi realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), por meio do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Aquicultura em Águas Interiores do Estado da Paraíba, conhecido como Programa de Piscicultura.

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, enfatiza a importância da entrega de alevinos para os produtores rurais por meio do Programa de Piscicultura. Ele lembra que a ação possibilita o repovoamento dos açudes e representa uma fonte de renda para milhares de famílias. “O Programa da Piscicultura tem um papel social e econômico muito importante para o homem do campo. Através dele o Governo do Estado garante a reposição das populações de peixe nos açudes e, também, assegura a milhares de famílias uma fonte de renda a mais com a comercialização do pescado”, pontua.

A gerente executiva de Pesca da Sedap-PB, Maria Silva Cunha, ressalta que o Programa da Piscicultura atenderá este ano, aproximadamente, 250 mil pessoas, com a distribuição de cinco a seis milhões de alevinos. Ela lembra que foram realizadas neste final de semana entregas na região em Brejo dos Santos e Brejo do Cruz, cujos produtores receberam 100 mil alevinos, em cada município. “Só aqui em Riacho dos Cavalos estamos atendendo 65 famílias de pescadores que receberam 100 mil alevinos”, ressalta.

Maria Silva Cunha acrescenta que a participação do Programa da Piscicultura no circuito de eventos do Paraíba Agronegócio vai além da distribuição de alevinos. Em várias feiras e exposições, a Sedap-PB realiza palestras de manuseio com técnicas sobre criação, comercialização e para agregar valor ao pescado. “Esse circuito das feiras do agro é muito importante para o setor pesqueiro, porque, além de levar a matéria-prima que o piscicultor precisa, que é o alevino, a gente agrega o conhecimento, o desenvolvimento e o crescimento desse excelente produto que é o peixe que vem para a mesa dos paraibanos”, completa.

Os alevinos distribuídos durante a 2ª Expo Riacho foram, sobretudo, da espécie tilápia, além de algumas carpas. Eles são produzidos pelo Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB, na Estação de Piscicultura localizada no município de Itaporanga, no Sertão paraibano.

Joseana de Freitas Sousa, presidente da Colônia de Pescadores Z-53, que agrega 230 pescadores de Riacho dos Cavalos e municípios próximos como São Bento, Bom Sucesso, Mato Grosso e Paulista, ressalta que “é muito importante a distribuição dos alevinos porque a maioria dos produtores rurais possui pequenos açudes e através do Programa da Piscicultura do Governo do Estado garante o repovoamento dos peixes e a pesca”. Ela acrescenta que, com isso, as famílias garantem uma fonte de renda: “As famílias pescam, fazem filé de peixe e vendem”.

O produtor rural Adeildo Alves de Lima foi um dos produtores rurais beneficiados com a distribuição de alevinos. “O programa de distribuição de alevinos do Governo do Estado evita que o produtor tenha um custo para repovoar os açudes. Se não fosse isto, o custo seria muito alto para o produtor conseguir manter a pesca”, avalia.

A produtora Maria José Carneiro de Andrade também recebeu alevinos para fazer o peixamento do açude da sua propriedade. Ela conta que “para o produtor é muito bom receber os alevinos porque assim a gente garante renda futura quando eles estiverem prontos para serem pescados. É uma importante fonte de renda para muitas famílias da região”.

Além da produção e distribuição de tilápia e carpa, a Estação do Programa de Piscicultura em Itaporanga também reproduz tambaqui e tambatinga.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.