
25/11/2025 às 17:19
A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (25), os generais da reserva Augusto Heleno, 77 anos, e Paulo Sérgio Nogueira, ambos ex-ministros do governo Jair Bolsonaro (PL). As prisões foram determinadas após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar o trânsito em julgado das condenações no processo sobre a tentativa de golpe de Estado.
Heleno, que ocupou o cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e era um dos auxiliares mais próximos de Bolsonaro, foi condenado a 21 anos de prisão. Paulo Sérgio, ex-ministro da Defesa, recebeu pena de 19 anos. O ex-presidente Bolsonaro já havia sido condenado a 27 anos pelo mesmo caso.
Segundo integrantes da cúpula do Exército, as celas que receberão os militares ficam no Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, e já estavam preparadas desde a semana passada. Os espaços dispõem de cama, banheiro e ar-condicionado. Dependendo de autorização da Justiça, poderão receber também televisão e frigobar.
Heleno e Paulo Sérgio já foram localizados pela PF e estão em deslocamento para o CMP.
As prisões fazem parte da etapa final da ação penal que responsabilizou militares e ex-integrantes do governo pela tentativa de impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a eleição de 2022. O STF considerou que os réus atuaram de forma organizada para abalar a ordem democrática.
A PF ainda conduz formalidades das prisões e eventuais diligências complementares. Mais desdobramentos são esperados ao longo dos próximos dias.
Fonte: hora brasilia
Para ler no celular, basta apontar a câmera