Sousa/PB -
Operação Esteio

PF desarticula organização criminosa especializada em fraudes previdenciárias

Foram identificados cerca de 100 benefícios concedidos de forma fraudulenta, representando um golpe milionário contra os cofres públicos.

Da Redação Repórter PB

27/08/2025 às 08:30

Ads 970x250
Imagem Operação Esteio deflagrada pela Polícia Federal

Operação Esteio deflagrada pela Polícia Federal ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (27/8), a Operação Esteio, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes milionárias na concessão de aposentadorias rurais, por meio da falsificação e uso de documentos públicos falsos.

Policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão em Teresina, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal da capital piauiense.

A investigação é fruto da Força-Tarefa Previdenciária, composta pela Polícia Federal (PF/MJSP) e pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP/MPS). O trabalho teve origem na análise do material apreendido na Operação Bússola, que revelou a atuação de seis novos integrantes do esquema criminoso: um servidor do INSS, dois advogados, dois falsários e um agente financeiro.

O grupo fraudava requerimentos de benefícios, instruindo-os com documentos falsos e direcionando-os a servidores do esquema, que os concediam de forma irregular. Até o momento, foram identificados 93 benefícios de aposentadoria rural com indícios de fraude, resultando em prejuízo superior a R$ 6 milhões ao INSS (valores já sacados). A Justiça Federal determinou ainda a suspensão do servidor público envolvido no esquema.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.