
04/02/2026 às 13:28
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro deflagrou nesta quarta-feira (4) mais uma etapa da Operação Contenção, desta vez, na comunidade Vai Quem Quer, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A nova ofensiva mira narcotraficantes da facção Comando Vermelho envolvidos no comércio de drogas e tentativa de resgate do criminoso Rodolfo Manhães Viana, o "Rato", apontado como chefe do tráfico na região.
A operação contou com o apoio de 120 agentes dos Departamentos-Gerais de Polícia Especializada da Capital (DGPC) e da Baixada (DGPB), além da Coordenadoria de Recursos Especiais e do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Ao todo, foram expedidos 40 mandados de prisão e outros 33 de busca e apreensão. Até o momento, 13 pessoas foram presas.
De acordo com os agentes, o grupo era financiado por uma “caixinha”, abastecida por lideranças locais, destinada a custear despesas de presos, comprar armamentos, drogas e manter a estrutura do grupo.
Parte da organização ainda esteve envolvida no ataque à delegacia de Campos Elíseos, onde Rato esteva detido, em fevereiro do ano passado. O atentado não foi bem sucedido, mas deixou dois policiais feridos e interditou a delegacia. Atualmente, Rato está detido em um presídio federal.
Desde o início das ações, a Operação Contenção resultou na morte de 136 pessoas e na prisão de mais de 300, além da apreensão de 465 armas.
Para ler no celular, basta apontar a câmera