Sousa/PB -
tenório

Prefeito de Tenório perde mandato, é multado e fica inelegível por oito anos

Manoel Vasconcelos (Republicanos), e da vice-prefeita Janine Onofre (União Brasil)

Por Pereira Jr. • Articulista Polí­tico

29/01/2026 às 13:37

Ads 970x250
Imagem Manoel Vasconcelos (Republicanos), e da vice-prefeita Janine Onofre (União Brasil)

Manoel Vasconcelos (Republicanos), e da vice-prefeita Janine Onofre (União Brasil) ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu, nesta quinta-feira (29), pela cassação dos mandatos do prefeito de Tenório, Manoel Vasconcelos (Republicanos), e da vice-prefeita Janine Onofre (União Brasil). A decisão foi tomada de forma unânime pelo plenário da Corte.

Além de perder o cargo, Manoel Vasconcelos foi condenado ao pagamento de uma multa de R$ 50 mil e ficará inelegível pelo período de oito anos.

A decisão é resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pelo então candidato de oposição, Evilázio de Araújo Souto (MDB), ainda durante o processo eleitoral de 2024. Conforme a acusação, houve irregularidades que comprometeram a legalidade da disputa.

Com o afastamento do prefeito e da vice, o comando do Executivo municipal passa, de forma provisória, para o presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Conserva (União Brasil). O TRE-PB deverá agora definir a data para a realização de uma eleição suplementar no município.

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.