
16/01/2026 às 21:24
O presidente Lula declarou, nesta sexta-feira (16), que o acordo do Mercosul com a União Europeia será bom para todos os envolvidos e que a parceria vai além das questões econômicas. A afirmação foi feita após um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na sede do Itamaraty na cidade do Rio de Janeiro.

“É uma parceria baseada no multilateralismo. Reafirmamos nosso pleno respeito a todos os pactos internacionais que assumimos nas Nações Unidas e na Organização Mundial do Comércio. Contemplamos compromissos com o meio ambiente e o enfrentamento à mudança do clima, com os direitos dos povos indígenas, com os direitos dos trabalhadores e com a igualdade de gênero”, destacou o presidente.
O acordo entre os blocos criará uma das maiores áreas de comércio do mundo, onde vivem aproximadamente 720 milhões de pessoas. A aprovação do acordo por parte da União Europeia foi anunciada na semana passada, após mais de 25 anos de negociações.
O presidente defendeu que o Brasil não se restringirá ao fornecimento de commodities, as matérias-primas básicas, produzidas em larga escala e comercializadas globalmente. A ideia é buscar produtos industriais de maior valor agregado.
A assinatura do acordo ocorrerá em Assunção, no Paraguai, neste sábado (17). O presidente Lula será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A implementação da parceria comercial entre Mercosul e União Europeia terá como horizonte a redução de desigualdades e a prosperidade.
Lula destacou que liberalização e abertura comerciais só fazem sentido se forem capazes de promover o desenvolvimento sustentável e reduzir as desigualdades. O mandatário afirmou ainda que o governo precisa se manter firme em suas funções prioritárias:
“Estamos ampliando oportunidades comerciais e de investimento sem comprometer o papel do Estado em áreas como saúde, desenvolvimento industrial, inovação, agricultura e agricultura familiar. Mais comércio e mais investimento significam novos empregos e oportunidades nos dois lados do Atlântico.”
Chefe do Poder Executivo da União Europeia, Ursula von der Leyen disse que todos os integrantes dos blocos deverão se beneficiar com novos empregos. Ela afirmou que surgirão muitas oportunidades para o setor empresarial dos dois lados e que o melhor está por vir.
3:14Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera