
17/11/2025 às 18:50
O governo de Bangladesh pediu à Índia a extradição da ex-primeira-ministra do país Sheikh Hasina. Ela foi condenada à pena de morte por crimes contra a humanidade. O tribunal de Bangladesh concluiu que Hasina deu ordens diretas para que a polícia reprimisse com violência os protestos estudantis no país no ano passado. Segundo as Nações Unidas, ao menos 1,4 mil pessoas morreram vítimas das forças policiais. 

Hasina fugiu de Bangladesh para a Índia em agosto do ano passado, logo após a onda de protestos. A ex-primeira-ministra afirmou que o julgamento contra ela teve motivações políticas. O líder do partido de Hasina prometeu uma paralisação geral amanhã contra o veredito.
As Nações Unidas disseram que a condenação representa um marco importante para as vítimas, mas discordou da sentença de morte.
O desabamento de uma mina de cobre na República Democrática do Congo causou a morte de ao menos 32 trabalhadores, mas autoridades admitem que o número pode ser bem maior. O acidente teria ocorrido por causa de um pânico causado por disparos feitos por militares. Ao ouvir os tiros, os trabalhadores se amontoaram em uma ponte, que não aguentou e cedeu. A Iniciativa para a Proteção dos Direitos Humanos pediu uma investigação independente do ocorrido.
1:34Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera