
17/11/2025 às 21:22
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, pertencente à Rede Estadual de Saúde, realizou 394 consultas médicas, entre atendimentos de urgência, emergência e ambulatoriais, durante o plantão que compreendeu entre a sexta-feira (14) e o domingo (16). Desse total, 41 pacientes precisaram ser internados para observação e cuidados posteriores. A unidade também realizou 31 cirurgias, sendo 24 eletivas e sete partos.
Foram 160 consultas na sexta, 120 no sábado e 114 no domingo. No período, a unidade também realizou 411 exames laboratoriais, 92 Raios-X e 33 tomografias. As causas das 41 internações foram: Acidente Vascular Encefálico (AVE), coledocolitíase (é a presença de cálculos nos dutos biliares), Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), pneumonia e Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE).
No ambulatório médico, além das consultas, ocorreram 28 avaliações ortopédicas, nove avaliações de exames, cinco obstétricas, duas cirúrgicas, uma cardíaca e uma pediátrica. As cirurgias realizadas no plantão foram: laqueadura (esterilização permanente), histerectomia (retirada do útero), hernioplastia (correção de hérnia), acesso venoso central em jugular e procedimentos ortopédicos para correção de fraturas de rádio, mão, tornozelo e polegar.
As três principais causas de procura pelo serviço durante o plantão foram queixas de dores, com 55 registros; aplicação de medicação própria, com 29 atendimentos; e crises de ansiedade, com 18 ocorrências. Entre outras situações, a unidade também atendeu 14 pessoas com enxaqueca, 13 casos de amigdalite e 11 vítimas de sinistros de trânsito (10 envolvendo motos e um automóvel).
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera